Restaurante SPOT e RESTAURANTE FORTALEZA DO GUINCHO
Dois Conceitos Distintos Mas de Excelência
HOTEL FORTALEZA DO GUINCHO
A convite de Petra Sauer, Diretora Geral do HOTEL FORTALEZA DO GUINCHO, na terça-feira 24 de Setembro, voltei à magnífica unidade hoteleira de cinco estrelas, banhada pelo Atlântico e com serviço de luxury, para viver duas experiências gastronómicas distintas, mas de excelência. O almoço no Restaurante SPOT e jantar no Restaurante FORTALEZA DO GUINCHO, Estrela Michelin há 24 anos.
Ao almoço, optamos por saborosas saladas, diria mesmo gulosas, finas, requintadas e sobremesa, soberba. A vista em toda a sua extensão é arrebatadora. O ambiente acolhedor. Lugar para voltar muitas vezes.
"A FORTALEZA para mim, são vinte anos de um projeto que eu pensei que ia fazer um ano ou dois e ainda cá estou. Porque o projeto ainda não está acabado. Há muitos trabalhos, há muitas alterações. Há mudanças de conceito. Há adaptações aos pedidos, à procura. No meio disso tudo, houve dois anos de Covid, que mudaram tudo. Que fizeram reset ao pensamento até esta altura, que depois nos levou a pôr tudo em causa, a questionar tudo e começar a repensar como queremos continuar. Agora estamos com o mesmo hotel, mas com um conceito mais moderno, um conceito mais aberto. Um conceito que convida para almoçar, num espaço aberto, fora no terraço, ou aqui, num espaço mais casual, porque a tendência foi esta.
O SPOT tem uma CARTA de um restaurante completo. É um conceito mais casual. Um conceito de família, de amigos. O dia todo oferecemos a partir do meio-dia até às 22h00, sem necessidade de reservas. Pode comer quando lhe apetece. Há dias que apetece comer um hamburger, outros que apetece comer um prego, ou petiscos, ou ainda, scones, gelados. A Carta tem tudo. Tem um Menu do Chef, que muda diariamente, com três pratos, entrada, prato principal e sobremesa, incluindo vinho, água e café. E depois tem vários snacks para partilhar. Muitas pessoas escolhem partilhar e provar um do outro. Temos ainda, vários pratos principais, sanduíches, saladas, sopas e sobremesas.
No Restaurante FORTALEZA DO GUINCHO mantemos a estrela Michelin há 24 anos. O conceito mudou. O conceito era claramente francês até 2015. Em 2015 mudou para um conceito português. Foi um pouco arriscado na altura, mas foi um risco que tomamos com plena consciência de tentar e dar a possibilidade de um jovem português brilhar e mostrar o melhor que o país tem para oferecer aos que nos visitam e aos que vivem aqui. Uma comida francesa pode-se comer muito bem em todo o lado do mundo. Agora a comida portuguesa, é procurada por quem visita. Quer descobrir. E encontramos uma maneira bonita, no estilo fine dining, com os melhores produtos, para apresentar ao público." Petra Sauer
Pontualmente às 20h00, estava de regresso ao emblemático HOTEL FORTALEZA DO GUINCHO, para ao jantar, viver uma experiência gatronómica memorável, no renovado Restaurante FORTALEZA DO GUINCHO, Estrela Michelin há 24 anos. Um Menu, feito à medida dos deuses. Uma explosão de sabores. Uma combinação surpreendente. Um verdadeiro luxo, com a assinatura do talentoso Chef Gil Fernandes.
"Em primeiro lugar, muito obrigada pela visita. Estamos muito contentes, porque após tantos anos, voltou a visitar-nos, agora com um conceito português. Com produtos portugueses, com produtos locais e com um Menu que conta histórias. Histórias das tradições em Portugal, do próprio produto, do fornecedor, da ligação, do ambiente que criamos em 2015.
Temos dois Menus à escolha. Temos um Menu de sete momentos, um menu de treze momentos. Esta foi apenas uma passagem pelo Menu, que tem pratos ligados ao Guincho, à praia do Abano, com as manteigas, aos sabores das viagens do Chef a Goa, às antigas colónias, à viagem a Oman. É muito personalizado pelo nosso Chef Gil Fernandes, que representa e vive a portugalidade da cozinha. Isso desde Novembro de 2018, altura em que assumiu o cargo de Chef Executivo, ele vive a paixão dele aqui, sobretudo ele deixa-se inspirar pela localização, pelo ambiente, pelo contacto com os fornecedores, pela pesquisa, pelos aromas, pela história e isso revela-se no fim, no prato. A pessoa que come o prato, tenha essas memórias da infância, de um domingo em casa, dum jantar romântico, dum pão especial, tudo isso é para criar memórias e bons momentos. Não só na mesa, mas também na memória da pessoa que come.
O Chef é um jovem talento, de trinta e poucos anos, mas com uma grande passagem pelos restaurantes com estrela Michelin de duas e três, que começou a cozinhar muito jovem, com dezasseis anos, após a escola. A família tem um café. Vem da zona da Lourinhã e é muito ligado à terra também. Ele diz que lá tem terra, o mar e vive os dois momentos e representa a área dele e a daqui, e, sobretudo representa Cascais, que para nós é muito importante fazermos parte da comunidade de Cascais e mostrar o melhor que temos em Cascais. Temos tanta coisa para oferecer, mas a gastronomia é um ponto muito forte. No mundo do Turismo, mas também o orgulho de estar neste lugar, neste ambiente, neste país.
Em Janeiro deste ano, fechamos durante dez semanas e fechamos sobretudo as casas de banho. Renovamos tudo, até à última pedra. Retiramos tudo, renovamos e depois os quartos e as áreas públicas tiveram um refresh. Criamos áreas, com mais ambiente. Mais claro, mais leve, que convida as pessoas a estar no canto, onde apetece no momento. Temos várias zonas e o restaurante é um deles, que tem as cores mais claras, em tons de branco, bege, azul claro, tem a peça de arte da Vanessa de Aragão e ligamos-nos à terra, seja na decoração, com peças da Marinha Grande e tudo isso cria um ambiente formal, sem ter demasiada formalidade." Petra Sauer
Sem comentários:
Enviar um comentário