Egoísta – Oriente
A revista Egoísta, na edição de Março de 2010, celebra o seu 10º aniversário sob o tema “Oriente” e, é do editorial assinado por Mário Assis Ferreira que retiro o seguinte trecho:
«Porquê Oriente?
Será que algures, em ignotas paragens, um meridiano rebelde se arvorou em geodésica referência e, em jeito maniqueísta, traçou as fronteiras entre Ocidente e Oriente?
Ou será que desde Heródoto – o “pai da História” -, foi no decantar de milénios que se apelidou de Oriente o presságio do fascínio, o refúgio do imaginário?
Certo é que, espontâneo, qual inelutável impulso, nos surgiu o Oriente como tema desta edição, a celebrar o 10º Aniversário da Egoísta.
Talvez porque, envolto em labirintos de mistério e misticismo, o Oriente seja, afinal, o endereço do sonho.
Tal como a dimensão de um outro sonho, há cinco séculos atrás, que em matinais neblinas nos levou a zarpar do Tejo, sulcando rotas de esperança, rumo a enigmas de um Oriente onde na gesta de um povo se sagrou um destino de portugalidade.
Tal como do sonho nasceu a Egoísta, qual anseio compulsado ao longo de um decénio e que persiste, ainda hoje, a espicaçar-nos a alma e os sentidos, em insaciáveis devaneios de exigência por cada fôlego de criatividade que nos impele a tentar».
Já nas bancas.