Isabel Nogueira
Michael Grecco, fotógrafo e cineasta; Isabel de Alvarenga, Arquiteta, Bairro dos Museus; Salvato Telles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I; e Fernando Garcia, Conselho Directivo da Fundação D. Luís I
Salvato Telles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I e Michael Grecco, fotógrafo e cineasta
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "DAYS OF PUNK" de MICHAEL GRECCO
Jello Biafra, vocalista da banda punk americana The Dead Kennedys e ativista político, no The Channel
Mick Jones, vocalista e guitarrista da banda punk britânica The Clash, nos bastidores do Bond's International Casino
Ramones, banda punk americana, no The Channel
Membros da banda punk britânica Buzzcocks, formada por Peter Shelley, HowardDevoto, Steve Diggle, Garth Smith e John Maher, no estúdio da rádio WTBS
John Lydon (ex Johnny Rotten, Sex Pistols) vocalista da banda britânica Public Image Ltd (PIL), no The Channel
Billy Idol no Paradise Rock Club
Wendy Orlean Williams, vocalista da banda punk americana Plasmatics, na estação de rádio WBCN-FM
Wendy Orlean Williams vocalista da banda punk americana Plasmatics, no clube noturno SPIT
Gang Green, banda hardcore punk americana
Lene Lovich (nascida Lili-Marlene Premilovich) cantora e compositora americana
Devo, banda new wave americana, formada por Jerry Casale, Bob Casale, Bob Lewis, Mark Mothersbaugh
Isabel Nogueira
Michael Grecco, no loft dos Ground Zero em Thayer Street
Michael Greccono fotografado por Dini Lamot amigos desde essa data
David Bowie
Isabel Nogueira a ouvir os "The Cure"
Alguns cartazes da época
Alguns cartazes da época
Alguns cartazes da época
Cartaz da Banda Punk Human Sexual Response de Dini Lamot
Dini Lamot da Banda Human Sexual Response (era ele na fotografia) e Isabel Nogueira
João Carlos, fotógrafo premiado e Isabel Nogueira
"Michael Grecco venceu Hasselblad Masters em 2001 e eu ganhei em 2010" João Carlos
Isabel Nogueira e Salvato Telles de Menezes
Michael Grecco e Isabel Nogueira
DAYS OF PUNK
Fotografias de
MICHAEL GRECCO
Inauguração da Exposição no Centro Cultural de Cascais
A convite da Fundação Dom Luís I, no sábado 14 de Outubro de 2023, pelas 18:30, marquei presença na Inauguração da Exposição de Fotografias “DAYS OF PUNK” do fotógrafo e cineasta Michael Grecco.
“Quando atingi a maioridade, no final dos anos 70 e início dos anos 80, estávamos em plena rebelião artística que mudou para sempre a face da política e da cultura.
Esta foi a era do Punk: ousadia, auto expressão e liberdade. Uma era de música, atitude e moda que metaforicamente “cuspiu” nas normas estabelecidas.
Cresci numa família italiana convencional, nos subúrbios de Nova Iorque. Tradição e regra marcaram a minha infância.
Disseram-me como ser e como não ser.
Sentia-me sufocar.
Ao entrar pela primeira vez num clube punk em Boston, aos dezoito anos, descobri que entrava num clube a que todos podiam pertencer. Pude finalmente ser eu mesmo, ou pelo menos descobrir quem realmente era.
Veste o que quiseres! Diz o que quiseres! Faz música como quiseres! Nesta cultura de aceitação, eu e inúmeros outros, mergulhámos de cabeça numa jornada de liberdade social e artística.
Está foi a minha vida de 1978 a 1986, passando as noites em clubes punk pegajosos, de paredes pretas, nas entranhas de Boston, com bandas punk que eventualmente se tornariam lendárias, à medida que iniciavam tournées pela América. Peguei na minha câmara de 35mm e captei estrelas punk no palco, nos bastidores e em ruas mal afamadas de Boston.
O espírito do Punk era extraordinário, a música perdura. Marcou-me para sempre. Esta coleção de trabalhos nunca foi vista antes em Portugal. Espero que quem olhe para estas imagens, também se sinta tocado pela liberdade contagiante que delas emana.” Michael Grecco
Michael Grecco é um fotógrafo e realizador premiado que mora em Los Angeles.
Ele é reconhecido internacionalmente pelas suas imagens altamente conceptuais, narrativa visual dramática, domínio da iluminação e pelo relacionamento que estabelece com as figuras que fotografa, conseguindo novas abordagens surpreendentes de rostos já famosos.
O imenso trabalho de Grecco, que representa quase 45 anos a fotografar, abrange belas-artes, música, fotografia comercial e editorial, bem como um excelente portfólio de retratos de celebridades. Este último tornou-se uma especialidade quando a People Magazine o convidou para se mudar para Los Angeles no final dos anos 1980 para fotografar para a publicação.
Nascido na cidade de Nova Iorque, frequentou a faculdade em Boston, e aí começou a sua carreira profissional fotografando para a Associated Press, para o Boston Herald, e cobrindo a cena musical para a lendária estação de rádio WBCN-FM, no apogeu da chegada do punk rock aos EUA.
Depois de ter negativos destas imagens adormecidos em arquivo por décadas, Grecco e o seu arquivista decidiram revisitá-los, o que culminou na edição do seu último livro, Punk, Post Punk, New Wave: Onstage, Backstage, In Your Face, 1978-1991 (Abrams Book, 2020), e nesta exposição multimedia, “Days of Punk”.
O livro apresenta 162 imagens inéditas, que estão também também disponíveis para colecionadores em edições limitadas exclusivas. O livro coleciona também as histórias pessoais de Grecco sobre essa época com os músicos que fotografou.
A exposição multimédia de Michael Grecco, conta com 107 fotografias a preto e branco, e a cores, de ícones da música como Billy Idol, New Order, Talking Heads, David Bowie, Joan Jett, The Clash, Jonnhy Rotten, The Buzzcocks, Lou Reed e Ramones, retratados sem filtros ou artifícios no auge da fama pelo fotógrafo e cineasta Michael Grecco. Está patente até ao dia 28 de Janeiro de 2024.