ATRELAGEM DE TRADIÇÃO
CIAT de Outono - Golegã 2024
A convite do Dr José Veiga Maltez, no sábado 5 de Outubro de 2024, marquei presença no XVI CIAT de Outono Golegã. Evento que teve como Presidente de Honra, S.A.R. o Duque de Bragança.
O CIAT de Outono - Golegã 2024 contou com a participação a concurso, de alguns dos melhores conjuntos de atrelagem de tradição, presenças habituais nos mais importantes eventos organizados pela AIAT.
José Veiga Maltez é médico de formação, criador de cavalos por tradição familiar, e foi por um quarto de século Presidente da Câmara Municipal da Golegã. Atualmente desempenha as funções de Presidente do Conselho de Administração da Lusitanus S.A. Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas (Associação mais antiga dos Criadores de Cavalos de Portugal), e Presidente da Associação Nacional de Turismo Equestre ANTE.
O convite que me foi endereçado, pensava eu, seria para assistir ao Concurso Internacional de Atrelagem Tradicional 2024 na Golegã e almoço privado na Quinta do Salvador, mas não. Acabei por aceitar o amável e generoso convite dos anfitriões, o casal Madalena e José Veiga Maltez, para eu ficar a dormir, essa noite em sua casa. E isso incluiu um super agradável happy hour, com família e amigos na casa do irmão, João e o animado jantar de encerramento do XVI CIAT DE OUTONO - GOLEGÃ, na Quinta Guadalupe.
Mas foi só no dia seguinte, domingo, antes de um maravilhoso almoço tardio, com a família e amigos, que José Veiga Maltez, me concedeu a entrevista, que se segue, na qual omito as perguntas:
“O Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição, tem pouco mais que uma década e meia. Na verdade, quando como Presidente de Câmara Municipal da Golegã, com o Ayuntamiento de Jerez de la Frontera, o Clube de Enganches de Sevilha e a Associação Portuguesa de Atrelagem, conseguimos que a Capital Portuguesa do Cavalo, fosse sede do primeiro Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição. Como geralmente é nos finais de Setembro e princípios de Outubro, chamámos-lhe CIAT de Outono, tendo sido um evento, que se consagrou, que vem aumentando e que é muito visitado e muito observado, sobretudo a presença espanhola é importantíssima, porque se nós éramos referência pela nossa forma de montar, de tourear a cavalo, os espanhóis, nomeadamente os Andaluzes, sempre o foram na arte de engatar Cavalos, trabalhando muito esta vertente equestre. São muito meticulosos, muito preciosos a fazer reviver esta tradição, quer na reabilitação, quer no restauro e na conservação dos Carros de Cavalos, quer nos arreios e quer na própria maneira como se apresentam dignificando, os Carros de Cavalos do Séc. XIX e princípios do século seguinte, como os Mail Coach, os Phaeton, os Breack", entre outros, que viu ontem passar por aqui na Golegã, num conjunto ibérico de cerca de uma vintena de concorrentes”. José Veiga Maltez
Sem comentários:
Enviar um comentário