quarta-feira, 10 de julho de 2024

BAR ABERTO - O Mundo dos Cocktails | Livro de Fernão Gonçalves e Diogo Lopes | Lançamento na LOJA DAS MEIAS Amoreiras

 

Fernão Gonçalves, Catarina Saldanha e Diogo Lopes

Fernão Gonçalves e Catarina Saldanha
Marina Costa e Manuela Saldanha
Pedro Miguel e Manuela Costa
Marina Costa, Fernão Gonçalves e Manuela Saldanha
Fernão Gonçalves e Isabel Nogueira
Fernão Gonçalves
Moscow Mule Caseiro
Moscow Mule Caseiro - Um MUST!
Débora Montenegro e Manuela Saldanha
Maria José Galvão de Sousa e Humberto Leal
Helena Pedro Nunes e Maria Trindade Chagas
Maria Alves e Abel Dias
Débora Montenegro e Isabel Nogueira
Diogo Tavares, Inês Pinto de Mesquita, Adriana Cortes Martins e Catarina Saldanha
Isabel Nogueira


Isabel Nogueira


BAR ABERTO - O Mundo dos Cocktails 

Livro de Fernão Gonçalves e Diogo Lopes 

Lançamento na LOJA DAS MEIAS Amoreiras


A LOJA DAS MEIAS, do Amoreiras Shopping Center, foi palco do evento de lançamento do livro BAR ABERTO - O Mundo dos cocktails, de Fernão Gonçalves e Diogo Lopes, editado pela LEYA, Casa das Letras, com design de Catarina Saldanha e fotografia de Nuno Correia. 

BAR ABERTO começou a ser feito na pandemia. Na altura em que fomos todos para casa e que se justificou aproveitar o tempo disponível, para desenvolver um livro sobre cocktails. Com o lockdown e as editoras paradas o livro hibernou um tempo e o ano passado, pegaram nele de novo, para o terminar.

“Eu sou responsável de bar do grupo Plateform, que tem 150 restaurantes aqui em Portugal. Tem o Rocco, o Alma, a Sala de Corte, o Brilhante, o Honorato, a ZeroZero. São muitos restaurantes e trato de toda essa parte e também dou formação.
Comecei a dar formação numa escola profissional do Montijo, a jovens carenciados e que não comunicavam em ingles. Não tinham nenhum livro, nenhum material de suporte, para esse perfil de miúdos. Então decidi que era importante fazer um livro, tanto para as pessoas que estão a começar no mundo do bar, como também para o consumidor final. Cada vez há mais consumo de cocktails e as pessoas querem saber um bocadinho melhor e serem mais informadas do que é que estão a consumir e de como é que estão a consumir. 
Então a ideia foi fazer um livro, um bar aberto, aberto a toda a gente, para profissionais de bar e não só. Para entusiastas, para as pessoas puderem fazer cocktails em casa, numa festa, ou para fazerem num restaurante ou num bar de cocktails e foi um bocadinho por aí. 
Na altura deparei-me que precisava de ajuda para escrever o livro, para desenvolver um bocadinho mais. Porque há muitos livros de receitas e há poucos com mais conteúdo. Metade do livro é conteúdo a outra metade são receitas. Então perguntei ao Diogo Lopes, que escrevia no Observador, que eu já o conhecia dessas lides das entrevistas, se me queria acompanhar, ele é assim também jovem como eu, e ele aceitou o desafio e começamos os dois a fazer o livro.
A Catarina Saldanha, minha mulher, fez o design e a fotografia é do Nuno Correia, que é um grande fotógrafo da parte de comida, que faz tudo o que é publicidades da MacDonald’s, da Água das Pedras, da Água Castelo, da Super Bock e que é um excelente fotógrafo. Ele tem um mega estúdio de fotografia, eu já o conheço há muitos anos e ele disse-me, eu faço-te o livro na boa, vens aqui para o estúdio, fazemos em tua casa, onde quiseres, mas eu faço-te o livro. As fotografias ficaram incríveis. 
Depois era preciso uma editora. Na realidade nós não tínhamos o knowhow  de como lançar um livro para o mercado. Entretanto falei com o Henrique Sá Pessoa, que trabalha também no meu grupo, e perguntei se conhecia algum contacto, pois ele lançou alguns livros e ele deu-me o contacto da Marta Ramires da LEYA, da Casa das Letras e eles aceitaram fazer com a sua chancela a edição do livro BAR ABERTO. 
Agora já está na FNAC, na Bertrand, no Continente, no Aeroporto.
Nós já vamos no terceiro lançamento. O livro BAR ABERTO, foi para as bancas no dia 11 de Junho. Fizemos um pré-lançamento no dia 31 de Maio na Feira do Livro, fizemos assim um pequeno inicio de pontapé de saída. Depois fizemos um lançamento exclusivo à imprensa, porque o Diogo como era jornalista e conhecia uma série de jornalistas, fizemos assim mais para a imprensa e foi na Musa de Marvila, uma coisa assim mais descontraída. Agora fazia todo o sentido fazer aqui, com mais amigos, a familia, um bocadinho mais social e para o livro ser para toda a gente.” Fernão Gonçalves

Para o lançamento de bar aberto, no piso superior da Loja das Meias, na secção masculina, estava instalado um bar, onde eram servidos, a todos os convidados, os cocktails feitos com as receitas do livro BAR ABERTO. E, junto a este, a mesa de autógrafos, repleta de livros, que se venderam num ápice.

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