quinta-feira, 8 de setembro de 2022

NUMANCIA - PRIMEIRA Volta ao Mundo com Álvaro de Marichalar

Álvaro de Marichalar na Primeira Volta ao Mundo com NUMANCIA

08 de Setembro de 2022

Assinala-se hoje, o 500º aniversário da PRIMEIRA viagem de Circum-navegação à volta do mundo.



No 500º aniversário da Primeira Circunavegação do Mundo, por Juan Sebastian Elcano e Fernão de Magalhães, o explorador espanhol Álvaro de Marichalar Sáenz de Tejada, detentor de 14 recordes mundiais, está a recriar esta Viagem à Volta do Mundo, para aumentar a consciencialização, da conservação marinha, lutando contra a poluição dos mares e da pesca ilegal. 








Álvaro de Marichalar Sáenz de Tejada, afirma: "É necessária ação urgente para proteger os Oceanos. O nosso futuro está diretamente ligado ao oceano e não podemos continuar a tratá-lo como uma lixeira, nem pescar espécies até à extinção." O explorador espanhol, navega sozinho e sempre de pé, a bordo da sua embarcação de apenas 3 metros de comprimento, de nome NUMANCIA





A data de 08 de setembro, marca o 500º aniversário da chegada de Juan Sebastián Elcano a Sevilha,em 1522, juntamente com 17 sobreviventes dos 260, que navegaram três anos antes, sob o comando de Fernão de Magalhães, com o alto patrocínio de Sua Majestade o Rei D. Carlos I de Espanha. É a expedição mais importante alguma vez alcançada, sem igual. Alargou o nosso conhecimento geográfico sobre e Terra e ficou demonstrada a sua forma esférica


Para celebrar e promover a Primeira Volta ao Mundo, Álvaro de Marichalar partiu há três anos de Sevilha na data histórica, 10 de Agosto 2019-1519. Na despedida, marcaram presença, o Presidente da Câmara de Sevilha, juntamente com o Presidente da Câmara Portuguesa, Missão para o V Centenário da Primeira Circum-navegação, Senhor José Marqués. Após navegar pelo sul de Espanha, navegou por toda a costa portuguesa, para homenagear Portugal. País de onde Fernão de Magalhães, era natural e liderou a expedição até morrer, nas Filipinas em 1521.

Álvaro continuou a navegar até à Galiza, navegou pelo norte de Espanha, até Guetaria, onde prestou homenagem a Juan Sebastián Elcano, em frente ao seu monumento. Continuou a navegar até à fronteira francesa, onde teve de transportar a sua embarcação por terra, até ao Mónaco. Dali navegou para Marselha, Barcelona, Valência e Gibraltar. Esta etapa foi realizada sem qualquer navio de apoio.

Álvaro de Marichalar cruzou o oceano Atlântico, do sul de Espanha, (Gibraltar) até à ilha de Guadalupe. Navio de exploração francês YERSIN, apoiou Álvaro através do Atlântico, restabelecendo a sua pequena embarcação e fornecendo-lhe comida e água, antes da chegada a Guadalupe, no dia de Natal.
De Guadalupe, Álvaro de Marichalar continuou sozinho, sem navio de apoio, fazendo escala nas ilhas do caribe até Miami, onde chegou em 17 de março de 2020.

A pandemia interrompeu a sua expedição até 19 de fevereiro de 2022, quando conseguiu reiniciar o seu Challenge, navegando pelas costas da Flórida, Alabama, Louisiana, Texas, e México, chegando há poucos dias em Bacalar, sul do México (fronteira com Belize). O explorador espanhol, agora depende do clima, devido à temporada de furacões no Caribe.

Se Deus quiser, Álvaro de Marichalar continuará a navegar até ao Panamá, para cruzar o Oceano Pacífico e viajar por toda a costa oeste americana, até ao Alasca. Onde depois atravessará para a Rússia, para continuar pela Ásia e finalmente pelo Mediterrâneo, antes de chegar a Sevilha.

Alvaro de Marichalar Sáenz de Tejada, tem ainda dois anos de navegação pela frente.

www.PrimeraVueltaAlMundo.com
www.FirstWorldTour.com


Sem comentários: