sábado, 29 de novembro de 2025

PALÁCIO ESTORIL HOTEL | JANTAR VÍNICO | PALATO DO CÔA


O grupo de 31 participantes do sofisticado Jantar Vínico, onde os elegantes vinhos Palato do Côa harmonizaram na perfeição, os pratos da cozinha criativa, dos Chefs Hugo Silva e Michael Rocha


Chef Hugo Silva


Chef Michael Rocha


Os Vinhos PALATO DO CÔA


Carloto Magalhães, CEO, Enólogo e Produtor da empresa 5 BAGOS, que produz os vinhos PALATO DO CÔA


Albano Magalhães, sócio da 5 Bagos Lda, e Carloto Magalhães, fizeram a apresentação bilingue dos vinhos Palato do Côa


Nuno Antunes, Director de F&B, mentor e organizador dos Jantares Vínicos e temáticos, e Tânia Marques, Diretora de Eventos do Palácio Estoril Hotel


Isabel Nogueira

WELCOME DRINK


Carloto Magalhães, Susana Magalhães, Teresa Machado Magalhães e Albano Magalhães


Mercedes Gallis e Marília Madeira Pinto


Isabel Nogueira, junto à arvore de Natal - uma produção Carlos Pissarra


Johannes C. Hülsmeyer, grande investidor alemão e Isabel Nogueira


Isabel Nogueira e Carloto Magalhães, a conceder uma entrevista para o INParties


PALATO DO CÔA ROSÉ


Cool Jazz Duo animou o Welcome Drink

SALA TROPICAL
JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO
. Harmonização de vinhos seleccionados, com a cozinha criativa e excepcional dos Chefs Hugo Silva e Michael Rocha
. Degustação dos elegantes vinhos PALATO DO CÔA


A mesa do Jantar Vínico de sexta-feira 28 de Novembro de 2025


Isabel Nogueira


Tânia Marques e Nuno Antunes


Susana e Carloto Magalhães


Teresa Machado Magalhães e Albano Magalhães


Isabel Nogueira, Mercedes Gallis e Marília Madeira Pinto


Isabel Nogueira


Ammar Alkhaiat, Chefe de Sala, dá as boas-vindas a todos






DINNER & WINE PAIRING
MENU by Chef HUIGO SILVA
Vinhos PALATO DO CÔA


EX LIBIRS (espumante | sparkling wine)

Aguachile de ostra



PALATO DO CÔA RESERVA BRANCO (white)
Vieiras marinadas em azeite de lima com cremoso de aipo e azeite de ervas


PALATO DO CÔA RESERVA BRANCO (white)
+ PALATO DO CÔA RESERVA TINTO (red)
Bacalhau assado com broa, abóbora e amêndoa torrada


PALATO DO COA TOURIGA NACIONAL (tinto, red)

Lombo de novilho com espuma de batata fumada e esparregado de lavagante



PALATO DO CÔA GRANDE RESERVA (tinto, red)
Pão-de-ló de Ovar, queijo Tia Joaquina, gelado de crème fraîche e laranja


TAWNY 10 ANOS (Port, 10 years)
Trilogia de petits fours


Os vinhos PALATO DO CÔA criteriosamente selecionados para cada prato


Momentos de descontração no final do exclusivo jantar vínico


Os Chefs Hugo Silva e Michael Rocha, no final do jantar, juntaram-se a nós, para um agradável convívio


Nuno Antunes, Carloto Magalhães, Chef Hugo Silva, Albano Magalhães, Chef Michael Rocha




JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO

PALÁCIO ESTORIL HOTEL

. HARMONIZAÇÃO PERFEITA DOS VINHOS PALATO DO CÔA 
. E A EXCELENTE CULINÁRIA DOS CHEFS HUGO SILVA E MICHAEL ROCHA
.

O luxuoso, histórico, emblemático, icónico, Grand & Cosy, de prestígio internacional, PALÁCIO ESTORIL HOTEL, de cinco estrelas, localizado no coração do Estoril, realizou  na sexta-feira 28 de Novembro de 2025, o sofisticado JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO, onde os elegantes vinhos PALATO DO CÔA, harmonizaram na perfeição com a cozinha criativa, dos Chefs Hugo Silva e Michael Rocha.

O evento teve início pelas 19h30, no lobby do hotel, numa atmosfera natalícia, com uma bebida de boas-vindas, ao som de música ao vivo.

Pelas 20h00 as portas da belíssima Sala Tropical, abriram-se para um jantar excepcional, de quatro criações de alta gastronomia, do Chef Hugo Silva e da sua equipa, concebidas com apurada mestria e harmonizadas com os vinhos Palato do Côa, criteriosamente selecionados, para cada prato. 

Ao longo do jantar, todos os pratos foram apresentados pelo Chef Hugo Silva e os vinhos pelo CEO, Enólogo e Produtor, Carloto Magalhães e pelo sócio, Albano Magalhães, em português e em inglês, proporcionando uma perspectiva única, sobre cada criação gastronómica e sobre cada vinho seleccionado. O momento final, contou com duas sobremesas, da autoria do Chef Michael Rocha, também acompanhas por vinhos, que elevaram a experiência, a um novo patamar de sofisticação. 

Foi durante o Welcome drink, que Carloto Magalhães, CEO, da 5 Bagos, Lda, enólogo e produtor dos vinhos PALATO DO CÔA, teve a amabilidade de conceder uma entrevista, ao INParties:

"A empresa Palato do Côa, começou em 2008, e começou com cinco sócios e mais tarde no ano 2020 entrou um novo sócio, que é o João Anacoreta. Foi uma empresa que começou em 2008, com dezassete hectares de vinha no Douro Superior mais precisamente em Muxagata. E Muxagata tem um terroir muito especifico, porque os solos são todos alcalinos e sendo solos alcalinos dá vinhos completamente diferentes. A melhor região para mim do mundo, é a Borgonha, que tem solos sempre alcalinos, tem vinhos com uma longevidade muito grande, que é o que acontece no nosso caso. Nós pegamos nos nossos vinhos brancos ou até nos vinhos rosas e provamos vinhos com sete, oito, nove anos e ninguém diz que os vinhos têm aqueles anos, porque tem uma capacidade de envelhecimento que é extraordinária. Nós começamos com dezassete hectares, tínhamos cinco hectares de vinha velha e entretanto como nós só fazemos vinhos, com as nossas uvas, não compramos nem uvas nem vinho, estamos a crescer ligeiramente, tivemos que adquirir agora uma Quinta em frente e neste momento temos vinte e cinco hectares de vinha, numa altitude entre 350 a 450 metros, com castas muito específicas. No Caso dos vinhos tintos, temos o Touriga Nacional, o Touriga Franca, Tinta Roriz, castas típicas do Douro e mais recentemente eu comecei a plantar o alicante bouschet, que é uma casta que eu gosto muito , uma casta que existia nas vinhas antigas e que nos dá uma acidez brutal ao vinho e dá-nos muita cor, por ser uma casta que complementa muito bem os nossos lotes. No caso dos vinhos brancos, temos o rabigato, o viosinho e a códega do larinho, que são as castas típicas do Douro Superior. Todos os nossos vinhos, no caso de reserva e grande reserva, são vinificados em lagares e depois em cubas de vinificação e estagiam em barricas. Normalmente nós temos os vinhos a estagiar entre dezoito a vinte e quatro meses. No caso dos vinhos brancos, o vinho branco reserva, também estagia cerca de seis a doze meses em barrica. Temos um vinho novo, que é um vinho que começamos a fazer em 2017, que é o vinho Migalha, que é um vinho feito de uma vinha que produz mesmo velha, muito pouco. Foi chamada vinha da Migalha, porque é uma vinha , que não produz quase nada, e eu dizia aos empregados, migalha a migalha, vais fazer pão e começamos a lançar um vinho, que hoje está à venda, com valores muito bons e que é um vinho extraordinário. Só de vinha velha, com uma mistura de cerca de cinquenta e duas castas, temos o branco e temos o vinho tinto. Fomos também pioneiros a produzir espumante no Douro Superior, porque ninguém produzia espumante no Douro Superior, porque é uma Região muito quente, é das regiões que chove menos, a nível nacional. Só para ter uma ideia, é uma região que chove em média anual, 250 a 240 litros, por ano, de chuva, o que no deserto do Sarah uma pessoa diz que não chove e chove entre 250 a 260. Por isso em Foz Côa, chove menos, que no deserto de Sarah. 
Hoje vamos trazer umas coisas muito engraçadas, vamos trazer de aperitivo, que é o que estamos aqui a beber, um rosé, com uma cor muito clarinha. Hoje em dia, está na moda, que é os rosés da Provence e nós temos tentado fazer isso, é um rosé de uma só casta, que é o Touriga Nacional, com uma prensagem muito suave, para não extrair muita cor, e ser um vinho muito elegante. É um vinho que tem cerca de 12,5º e é um vinho com uma frescura espectacular. Vamos ter presente também, o nosso reserva branco, que é um vinho feito de vinhas velhas, que fermenta e estagia em barricas. Barricas novas e barricas usadas. Depois vamos ter o nosso reserva tinto, que é um vinho feito com alicante bouschet, Touriga Naciona, e Touriga Franca, que estagia cerca de dezoito a vinte e quatro meses, em barrica e depois o nosso grande reserva, que é um vinho que é só feito em anos excepcionais, da selecção das melhores barricas, que nós temos, e escolhemos para fazer cerca de duas a três mil garrafas por ano, o ano que vais estar aqui presente, é o ano de 2017, que para mim, é dos melhores anos, até ao momento. Para a sobremesa, vamos ter uma novidade, que é um vinho do Porto, 10 anos. Nós não somos produtores de vinho do Porto, mas nós vendemos as uvas, para produzirem vinho do Porto. Então é um lote feito por mim, com as uvas que nós vendemos, para ter um vinho do Porto, para ter um vinho de sobremesa. Nós temos na Quinta, um restaurante, onde nos acontecia sempre esse problema, quando chegávamos à sobremesa, não tínhamos nenhum vinho, para acompanhar a sobremesa e tínhamos que ter vinhos de outros colegas e assim a partir de agora, temos o vinho do Porto 10 anos, para acompanhar a nossa sobremesa."

Os jantares vínicos do Palácio Estoril Hotel, são realizados todas as últimas sextas-feiras do mês e os temáticos, quinze dias depois.
O próximo jantar vínico, tem data marcada, para a última sexta-feira, de Fevereiro de 2026.





 

Sem comentários: