Fachada do Restaurante 1º Diretor virada para o Campo de Rugby em Monsanto
A FESTA DOS 80 ANOS DE
MESTRE HOMEM CARDOSO
NO RESTAURANTE 1º DIREITO, Monsanto, Lisboa
Mestre HOMEM CARDOSO, reconhecido e prestigiado fotógrafo e escritor, fez 80 anos a 11 de janeiro, mas comemorou o seu aniversário, com uma grandiosa festa, na quinta-feira 19 de Setembro de 2025, no Restaurante 1º Direito em Lisboa, onde reuniu 90 familiares e amigos. Contou com a presença do 16º Presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes e da sua esposa Drª Manuela Ramalho Eanes.
António Homem Cardoso, é autor de uma vasta obra fotográfica, nos mais diversos temas. É fotografo da Casa Real Portuguesa. Tem vários livros publicados. Tem vários prémios de reconhecimento pela sua arte, foi um dos homenageados INParties em Fevereiro de 2022 e em Janeiro de 2023, foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa, com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
“Mas além da amizade, ele é um homem que eu muito prezo e que muito admiro. E prezo e admiro, porque é um homem que tem comportamentos que nos afectam, que nos impressionam e ainda é uma optima personalidade, forte e boa. Esta admiração por ele, tem muito a ver com o seu trabalho, pelos temas que escolhe, por aquilo que desses trabalhos nos mostra desde a vida e que não tínhamos notado. O Homem Cardoso é indiscutivelmente um grande artista, na escrita e sobretudo na fotografia. Eu costumo dizer a brincar, que o Homem Cardoso, tem o mérito de me fazer fotografias, em que eu até fico bonito (risos) e a Manuela diz que isso é um perigo (risos). Creio que posso dizer de novo, que me agrado de ser amigo do António e da Joaninha e me agrado de estar aqui com ele e com ela, com grandes amigos, como é a Fátima e com outros e estar aqui para nos regozijarmos com a passagem de mais um aniversário, e dizer creio que todos sentiram mais ou menos isto, fazer os votos muito sinceros, muito empenhado de que este seu evento pessoal se repita por muitos anos.” Ex-Presidente da República António Ramalho Eanes
“A joaninha teve a ideia de nos reunirmos as pessoas que nós gostamos muito e em Janeiro com o frio, não dá jeito nenhum e hoje apesar de Lisboa estar inabitável, demorei duas horas a chegar da Lapa, aqui. Mas hoje está um dia fantástico para as pessoas viverem uma festa. Tudo isto foi ideia da Joaninha, desde o fazer até ao sitio onde o fazer. No dia do meu aniversário a 11 de Janeiro, a Universidade de Évora fez-me uma homenagem, no Museu de Évora e fez-se um almoço. Hoje para comemorar os meus 80 anos, são 90 convidados e eu acho que é um bom presságio, para eu viver mais uns tempos.” Mestre Homem Cardoso
Mestre Homem Cardoso brindou-nos com seguinte discurso:
“Nunca sabemos quando será o nosso próximo encontro e a maioria de nós também não sabe, quando foi o primeiro.São as boas memórias deste intervalo temporal que hoje celebramos. Muitos de vós entraram na minha vida há décadas, outros há poucos anos e, outros tantos, ou mais, partiram. Penso que foram para um local onde se paga a conta desta incomensurável alegria que é viver, deixando cá uma versão diferente de companhia a que habitualmente damos o nome de saudade. Entre centenas vejo ali ao fundo o Augusto Cabrita deslumbrado na imaginação de um novo enquadramento, a genial Amália a benzer-se atrás da cortina do palco que o maquinista já começa a abrir, o Raul Solnado a contorcer-se para evitar o riso de uma piada que o Zé Fialho acabou de contar.
Mas vocês estão cá e é por isso que estou felicíssimo. Estou aqui para agradecer a amizade, a ternura e generosidade destes anos todos.
Para pedir à Joaninha que me deixe ser tanto dela quanto ela é de mim, para dizer a Anicas, minha filha, que vejo nela o retrato de todas as mulheres que amei na vida, para dizer ao meu neto Martim que vejo nele as asas com que voarei no futuro, para pedir a Caracolas que nunca deixe de sorrir, para contar ao meu filho António o orgulho e admiração que tenho pelo seu trabalho, e dizer à Fátima Campos Ferreira que vive no meu coração como se tivesse nascido dentro dele e, termino a pedir a bênção à Manuela e António Ramalho Eanes exemplos maiores do meu ideal grandeza humana.”
A Festa teve início pelas 20h00, de uma gloriosa noite de verão, com um Welcome Cocktail, em Buffett, disposto no exterior e no interior do restaurante. Seguido de um apetitoso Jantar Buffett.
Cantaram-se os parabéns ao António, que soprou as velas do bolo de anos e serviu-o aos convidados, e, o brinde fez-se com champagne. Terminou com o Dj José Menezes a animar a pista de dança.
Sem comentários:
Enviar um comentário