sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

CONCHA OREY | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO de ESCULTURA “Oriente-Ocidente: A Origem dos Jogos Tradicionais” | MUSEU DO ORIENTE

Isabel Nogueira
Concha Orey - Escultora

EXPOSIÇÃO "ORIENTE-OCIDENTE: A ORIGEM DOS JOGOS TRADICIONAIS"



















José Mattos e Silva, comissário desta exposição e Concha Orey
Isabel Nogueira
José Moutinho e Isabel Nogueira
Ana e José Mattos e Silva
José Mattos e Silva, Concha Orey e António Mattos e Silva
Pia Hylén, José Mattos e Silva e Paula Bobone
Pia Hylén, Vasco Bobone e Maria Otília Medina
Maria do Rosário Alleos, José Mattos e Silva, Maria Otília Medina e Isabel Nogueira
Concha Orey e Isabel Nogueira


CONCHA OREY 

INAUGURAÇÃO da EXPOSIÇÃO de ESCULTURA “Oriente-Ocidente: A Origem dos Jogos Tradicionais”

NO MUSEU DO ORIENTE 

Inaugurou na quinta-feira 14 de Dezembro de 2023, no Museu do Oriente em Lisboa, a exposição “Oriente-Ocidente: A Origem dos Jogos Tradicionais” da escultora CONCHA OREY, comissariada do José Mattos e Silva

"Sou uma escultora recente na arte do barro porque já trabalhava em madeira. Estudei restauros de madeira na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e, há dois anos, deram-me um presente, “um workshop de cerâmica” e nunca mais larguei o barro e a escultura no mesmo. Este trabalho que apresento é só de escultura cerâmica e neste momento dedico-me exclusivamente à escultura cerâmica." 

Eu trabalho muito os afetos, essencialmente mães e crianças. A minha vida foi ser mãe. Tive quatro filhos e precisei de me dedicar a alguns em especial. Resolvi fazer alguns jogos infantis que me traziam boas recordações , depois pesquisei da onde é vinham esses jogos e os jogos coincidentemente vinham sempre, do mesmo sítio: “O Oriente”. Resolvi continuar a fazer a pesquisa sobre este tema e continuei a debater-me, sempre com o mesmo resultado, proveniência “o Oriente”. O futebol vinha do Oriente, o peão vinha do Oriente, a cabra-cega vinha do Oriente. Resolvi fazer um estudo mais profundo e apresentar à Fundação Oriente, e a Fundação aceitou o meu trabalho desde o primeiro dia, deu-me imenso alento para continuar e segui em frente.

São quarenta e uma peças em exposição. São vinte jogos e vinte e um espectadores.
Esta exposição levou cerca de um ano e meio a ser feita, a trabalhar de segunda a domingo, talvez das sete da manhã às oito da noite, todos os dias, com prazer.

Coincidentemente, perguntaram-me, duas ou três pessoas, se eu tive uma infância feliz? Tive uma infância muito feliz que devo a minha família e que está aqui muito presente em exposição. 

Hoje ao ver a galeria cheia, sinto alegria e agradecimento. Estou muito grata a todas as pessoas. Grata, por me darem alento para continuar." Concha Orey

A mostra está patente até 25 de Fevereiro de 2024, no horário do Museu.

Sem comentários: