quarta-feira, 6 de setembro de 2023

PAOLA MARIA DE ORLEANS E BRAGANÇA - Cocktail de Recepção em Alcobaça - Por Jorge Pereira de Sampaio

Isabel Nogueira
Princesa Paola Maria de Boubon de Orleans e Bragança Sapieha-Rozanski
Paola Maria de Orleans e Bragança e Jorge Pereira de Sampaio
A Princesa Paola Maria usa uns brincos jóia, peças de sua autoria
Embaixador José Bouza Serrano, Princesa Paola Maria de Orleans e Bragança e Jorge Pereira de Sampaio
Paola Maria de Orleans e Bragança e Isabel Nogueira
A preparar-me para entrevistar a Princesa Paola Maria de Orleans e Bragança
Pedro Leite Faria e Carlos Pereira Pinto
Jorge Pereira de Sampaio. Paola Maria de Orleans e Bragança e José Veiga Maltez
Graça Vicente Ribeiro e Paola Maria de Orleans e Bragança
Ana Branco e Jorge Pereira de Sampaio
Teresa Arinto e Jorge Pereira de Sampaio
Nuno Gonçalves - The Gift e Isabel Nogueira
Miguel Júdice, Carla Moreira, Isabel Nogueira e Jorge Pereira de Sampaio
Isabel Nogueira, José Veiga Maltez, Fátima Lorvão Figueiredo e Jorge Pereira de Sampaio
Eugénia Rodrigues, Isabel Fonseca, Paola Maria de Orleans e Bragança e Susana Neto
José Canelas, Fátima Lorvão Figueiredo, Paola Maria de Orleans e Bragança, Isabel Nogueira e Catarina Pimenta Santos
Paola Maria de Orleans e Bragança descobre uma fotografia antiga sua com o anfitrião
José Bouza Serrano, Isabel Nogueira, Catarina Pimenta Santos, José Veiga Maltez e Fátima Lorvão Figueiredo
Isabel Nogueira, Paola Maria de Orleans e Bragança, Teresa Salvador, José Veiga Maltez e Jorge Pereira de Sampaio
Florbela Costa, Teresa Salvador e Isabel Matos
Isabel Nogueira e José Veiga Maltez
José Bouza Serrano, Fátima Lorvão Figueiredo, José Canelas, Isabel Nogueira e Catarina Pimenta Santos
Pedro Leite Faria, Isabel Nogueira, Fátima Lorvão Figueiredo, Catarina Pimenta Santos, José Bouza Serrano
Os queijos, patês, frutas e doces foram servidos num serviço de Jantar do Séc XVIII francês, St Cloud


Cocktail de Recepção 

Princesa Paola Maria de Orleans e Bragança

Casa Amarela de Jorge Pereira de Sampaio em Alcobaça



Na terça-feira 05 de Setembro de 2023, marquei presença no Cocktail de Recepção a S.A.I.R. a Princesa Paola Maria de Bourbon de Orleans e Bragança Sapieha-Rozanski, oferecido pelo Historiador e Colecionador de Arte Antiga, e amigo da família, Jorge Pereira de Sampaio, na sua Casa Amarela, em Alcobaça.

Paola Maria de Bourbon de Orleans e Bragança Sapieha-Rozanski, é Princesa Imperial do Brasil e Princesa Real da Polónia, descende de grande parte das Casas Reais Europeia, nomeadamente de Espanha e França. É uma Empresária Artesã.

"O que me trouxe a Portugal foram muitas coisas. Mas primeiro, queria conhecer melhor Portugal. A primeira vez que eu cá vim, devia ter menos de 10 anos, então desta vez eu queria vir com mais tempo, para conhecer o país. Eu sei que não vou conseguir conhecer o país inteiro, mas pelo menos, um pouquinho de algumas cidades e também conhecer um pouco da tradição da cerâmica, que é uma coisa em que eu comecei a trabalhar, faz alguns anos e que transformou a minha vida. Eu acho um material assim fantástico de se trabalhar e aqui, tem toda essa tradição, tem todo esse expertise. Então eu acho que seria muito rico para mim profissionalmente.
Eu sou formada em Design Industrial, Design de Produto e fiz muitas coisas. Comecei a trabalhar muito com moda, também fazendo coleções para outras marcas. Fiz móveis para fábricas. Aí conheci a cerâmica, desenvolvendo um projeto para um hotel. Um projeto que não deu certo, mas eu achei um atelier de cerâmica incrível em São Paulo e aí eu larguei tudo, comprei um forno e virei ceramista. Eu comecei a fazer jóias, porque tinha a ver também com a moda, com acessórios, uma coisa que eu gostava também. 
Eu acho que o trabalho manual, é um trabalho muito rico, principalmente com a terra, a cerâmica, é um processo muito terapêutico e muito introspectivo, mas também muito rico. Eu acho que quando se trabalha com as mãos, eu prefiro muito mais esculpir do que desenhar por exemplo. É um método criativo.
Também faço jóias, mas a parte de metal e cravação, eu tenho um ourives que faz. Faço jóias há 5 anos, com o nome, Atelier Paola de Orleans e Bragança. Porque como eu faço todas as peças à mão, é um processo muito artesanal ainda. A cerâmica a porcelana já tem um processo muito artesanal, então eu chamo mais de atelier, do que qualquer outra coisa. São peças muito únicas e muito específicas também.
Dia quinze de Setembro tenho um evento em Lisboa, num espaço chamado Well Well. É um espaço de uma brasileira. Está a ser organizado pela Caju Comporta, que é a loja que vende as minhas peças e lá serei apresentada. Irei apresentar algumas peças clássicas e jóias. Então eu geralmente uso porcelana, com prata banhada a ouro, e pedras naturais, como por exemplo, malaquitas, pérolas, corais, e também essa nova coleção, tem rubis e esmeraldas.  E, aí o céu é o limite." Paola de Orleans e Bragança

O anfitrião, Jorge Pereira de Sampaio, é Historiador e Colecionador de Arte Antiga, com um vasto curriculum académico e profissional. Prémio Joaquim Veríssimo Serrão, da Academia Portuguesa de História, de que faz parte. Herdeiro de uma das mais interessantes colecções de Arte Antiga do País, cujo pai, Luís Pereira de Sampaio, recebeu postumamente o Prémio Coleccionador do Ano em 2018, atribuído pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia.  

Ao entrar na sua casa em Alcobaça, fazemos uma viagem desde a Arte Sacra do Século XIV e XV até uma extraordinária colecção de cerâmica do Século XVIII.
Na mesa da casa de Jantar onde foi servido o cocktail de recepção, de queijos, patês, fruta e doces conventuais, num serviço de Jantar do Séc XVIII francês, de St Cloud, para cerca de oitenta pessoas, Estavam desde o poder político, amigos comuns, amigos que foram de Lisboa, pessoas da sociedade civil de Alcobaça e das empresas que a Princesa Paola Maria foi visitar.

"Conheci a Princesa Paola Maria, no Rio de Janeiro, no final dos anos 90, sendo já amigo anteriormente da mãe, a Princesa Cristina de Orleans e Bragança. Quer no Rio de Janeiro, quer em Petrópolis, quer em São Paulo, por ser uma época onde passei grandes temporadas no Brasil até 2005, tornamo-nos muito amigos e saímos juntos para eventos culturais.
Nessa época a Princesa Paola Maria era uma ex-Top Model , estando já a preparar os seus estudos na área do Design. 
A Princesa Paola Maria, está a visitar a região de Alcobaça, com o intuito de desenvolver com algumas fábricas de cerâmica, algumas peças da sua autoria, para o mercado internacional." Jorge Pereira de Sampaio

 

Sem comentários: