MEANDRO BRANCO
Aguachile de ostra
MONTE MEÃO BRANCO
Vieiras marinadas em azeite de lima com cremoso de aipo e azeite de ervas
MEANDRO TINTO
Bacalhau assado com broa, abóbora e amêndoa torrada
MONTE MEÃO VINHA DA CANTINA
Lombo de novilho com espuma de batata fumada e esparregado de lavagante
MONTE MEÃO VINHA DOS NOVOS
Pão-de-ló de Ovar, queijo Tia Joaquina, gelado de creme fraîche d’Isigny AOC e
laranja IGP do Algarve
QUINTA DO VALE MEÃO 10 ANOS TAWNY
Trufas de Chocolate
Pedro Olazabal, Nuno Marques, Tânia Antunes, Isabel Nogueira, Rui Marino, Duarte Sousa Coutinho e Pedro Calheiros Lobo
JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO
HOTEL PALÁCIO ESTORIL
HARMONIZAÇÃO PERFEITA DOS VINHOS QUINTA DO VALE MEÃO
E A EXCEPCIONAL CULINÁRIA DO Chef HUGO SILVA
O luxuoso, histórico, emblemático, Grand and Cosy, HOTEL PALÁCIO ESTORIL, de cinco estrelas, localizado no coração do Estoril, realizou na sexta-feira 27 de Junho de 2025, o JANTAR VÍNICO Exclusivo, com a harmonização perfeita de vinhos seleccionados, QUINTA DO VALE MEÃO e a excepcional culinária do Chef HUGO SILVA.
A noite começou com um elegante Welcome Drink, ao som de música ao vivo, no átrio do hotel e o Jantar Vínico decorreu na belíssima Sala Tropical, onde foram servidos à mesa, quatro pratos principais, assinados pelo Chef Hugo Silva e pela sua talentosa equipa. Cada prato foi harmonizado com os distintos vinhos Quinta do Vale Meão, criteriosamente seleccionados para realçar sabores numa verdadeira viagem sensorial.
Ao longo da noite, todos os vinhos tiveram apresentação bilingue, proporcionando uma perspectiva única sobre cada escolha, assim como cada prato, teve a apresentação do Chef Hugo Silva. O momento final ficou marcado por duas sobremesas da autoria do Chef Michael Rocha, acompanhados por vinhos que elevaram a experiência a um patamar de sofisticação.
Foi durante o Welcome drink, que Jaime Olazabal, um dos proprietários da Quinta de Vale Meão, teve a gentileza de conceder uma entrevista ao INParties:
“Nós somos tetranetos da Dona Antónia Adelaide Ferreira, quer era uma empresária de grande sucesso, no Douro, principalmente. A nossa quarta avó, deixou-nos um enorme legado no Douro, tinha mais de vinte Quintas, resolveu investir em 1877, subir o Douro, pois as Quintas dela eram mais abaixo no Douro e foi até ao Douro superior e comprou a Quinta de Vale Meão, isto em 1877. Esperou dez anos para chegar o comboio ao Pocinho. Das muitas Quintas que ela tinha no Douro, a do Vale Meão, foi a única Quinta que ela fez do nada. As outras tinham umas casa, umas vinhas, mas ela quis fazer uma Quinta modelo e fez uma Quinta espectacular, que nos dias de hoje, é a única Quinta que ainda está na Família Ferreira a 100%. Esta Quinta foi durante muitos anos fornecedora de uvas da Porto Ferreira. O meu pai foi Presidente da Ferreira, o meu avô foi Presidente da Ferreira, até que em 1987, o meu pai vende a Porto Ferreira à Sogrape e vai aos poucos comprando quantidades pequenas da Quinta de Vale Meão, porque imagine quatro gerações de primos, espalhou-se. Em 1987 consegue comprar a Quinta de Vale Meão, vende a Ferreira, o meu irmão acaba o curso. O meu irmão e o meu pai é que são os grandes mentores da Quinta de Vale Meão e em 1999 começamos a fazer os nossos vinhos. Começou pelo meu pai e pelo meu irmão, a minha irmã trabalhou durante muitos anos numa uma empresa de vinho do Porto, veio para a empresa em 2005 e eu fui o último. Trabalhei na banca durante vinte anos, trabalhei no BPI, que foi vendido pela La Caixa e em 2017 bati à porta da Quinta do Vale Meão. Desde então sou responsável pelo Mercado Nacional e pelo turismo. Temos um turismo minimalista, é a nossa Quinta. Queremos mostrar sem perder a nossa intimidade. É uma Quinta que vale a pena visitar no Douro Superior.
A Quinta de Vale Meão é uma Quinta de maioritariamente vinhos tintos, sempre foi, como sabe, os vinhos do Douro tranquilos ou vinhos de mesa, são relativamente recentes. O Douro até há vinte, trinta anos, só fazia vinhos do Porto. Hoje vamos começar com Meandro Branco, que é um vinho mais recente. Nós somos mais de tintas do que de brancas, mas tivemos a necessidade familiar, pois recebíamos muita gente e não tínhamos uvas brancas, compramos perto uma Quinta, onde fazemos o Meandro Branco e é por esse que iremos começar. Depois vamos passar para o Monte Meão branco que é um vinho mais elaborado e são duas vinhas nossas, pequenas vinhas, uma quantidade muito limitada, fazemos só três mil garrafas e é a nossa ultima release. Depois passamos para Meandro Tinto, que é um vinho que nós começamos em 1999, um vinho clássico, blend do Douro Superior, Touriga Nacional, Touriga Franca, e Roriz. Vamos provar ainda Monte Meão vinha dos Novos, que é um vinho Touriga Nacional diferente de granito, que não é muito usual no Douro, perto do rio, que dá bastante frescura e acabamos com os vinhos do Porto, vamos provar o nosso Tawny 10 anos da Quinta do Vale Meão, um Tawny de Quinta e acabamos com um vintage 2008, que é um clássico do Douro.
Os Jantares Vínicos no Hotel Palácio Estoril, são um MUST e realizam-se todas as ultimas sextas-feiras do mês.
Sem comentários:
Enviar um comentário