domingo, 11 de junho de 2023

Dia de Portugal de Camões e das Comunidades | Rui de Luna - Concerto de estreia "Do Amor e da Glória em Camões" no Mosteiro dos Jerónimos

Isabel Nogueira
Rui de Luna - piano, composição e direcção musical; Natália Luíza - voz (declamação); Marcos Lázaro - violino
Rui de Luna
Joana Vasconcellos
Mafalda Arnauth
Ana Augusta de Castilho de Luna Caldeira

CONCERTO NOS JERÓNIMOS
RUI DE LUNA
DO AMOR E DA GLÓRIA EM CAMÕES
Rui de Luna
Natália Luíza
Marcos Lázaro
Rui de Luna
Rui de Luna, Natália Luíza e Marcos Lázaro
Rui de Luna e Joana Vasconcellos
Rui de Luna com a mãe Ana Augusta de Castilho de Luna Caldeira
Rui de Luna, Natália Luíza e Marcos Lázaro
O Concerto "Do Amor e da Glória em Camões" concebido e dirigido por Rui de Luna, em estreia absoluta, realizou-se nas duas alas do piso inferior do claustro
Mosteiro dos Jerónimos


DIA DE PORTUGAL DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES
RUI DE LUNA
DO AMOR E DA GLÓRIA EM CAMÕES
CONCERTO NOS JERÓNIMOS

O Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, assinalou o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades, a 10 de Junho, com o magnífico concerto “Do Amor e da Glória em Camões” concebido e dirigido por Rui de Luna, em estreia absoluta, no claustro, desta relevante jóia arquitectónica do património português, de estilo manuelino.

Na brilhante estreia da obra musical "Do Amor e da Glória em Camões" Rui de Luna, responsável pela composição e direcção musical, esteve ao piano, Natália Luíza na declamação e Marco Lázaro no violino. Momento mágico. De puro deleite para os sentidos.

A obra de Luís Vaz de Camões, designadamente "Os Lusíadas" e algumas produções líricas, inspirou o barítono português Rui de Luna, que concebeu esta "viagem camoniana" dedicada ao Amor e à Glória.

"Eu acho que é um privilégio. E é um privilégio, para já, podermos celebrar Camões, depois poder mergulhar nesta alma do Camões, que é absolutamente extraordinária, E, quando estudamos, tem realmente uma dimensão, que não é uma dimensão escolástica. Uma dimensão muito humana, muito espiritual e de um homem de grande coragem.
Conseguir musicar as palavras dele é uma grande responsabilidade, mas é absolutamente fascinante e depois contar com o apoio de uma actriz como a Natália Luíza e do Marcos Lázaro, torna-se tudo muito mais fácil e depois neste espaço maravilhoso, que é os Jerónimos. Um som fantástico, umas luzes maravilhosas, tudo isto é absolutamente mágico. Eu só posso agradecer. Estou muito grato.
Isto foi um convite da Senhora Directora do Mosteiro dos Jerónimos. Porque para o ano, celebram-se os 500 anos da morte de Luís de Camões e por isso, este é o arranque das grandes celebrações dos 500 anos". Rui de Luna

A iluminação das duas alas do claustro do Mosteiro dos Jerónimos, onde decorreu o espectáculo, foi da responsabilidade de Paulo Mendes, que criou uma atmosfera mágica e o som esteve a cargo de João Mendes. 

 

Sem comentários: