MARIA DA LUZ DE CAMPOS PEREIRA DE BRAGANÇA
Nasceu em Lisboa em 1942, viúva de Dom Duarte de Bragança (Um aristocrata, membro de um ramo da família real portuguesa).
Tem dois filhos, oito netos e dois bisnetos.
Nos últimos 40 anos foi Jornalista, Empresária e Editora.
GRAUS UNIVERSITÁRIOS
Faculdade de Línguas da Universidade de Lisboa - Inglês, Alemão, Direito Internacional, História Mundial, Literatura e Cultura.
Sociologia e Demografia Com o Prof. Dan Ben-David, Universidade de Chicago.
Belas Artes, Fundação Ricardo Espírito Santo, Lisboa
Comunicação e Mídia de Massa, Instituto Konrad Adenauer, Bonn, Alemanha.
Trabalhou na France Press em Paris, por um ano.
Gestão Corporativa, Universidade Getúlio Vargas, Brasil.
PROFISSIONAL
1966 - 1969 Adjunta do Presidente Executivo da CIMIANTO - Empresa de Fibrocimentos, Materiais Pré-Fabricados (Portugal, Angola, Moçambique e Espanha).
1973-1974 Diretora Executiva na Galeria de Arte DIPROVE, Lisboa.
1976-1977 FINEP (Brasil) Agência Oficial de Fomento, sob a tutela da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, para patrocinar projetos de desenvolvimento económico, social, científico e tecnológico.
Assistente Executiva do Conselho Nacional, para a avaliação de todos os projectos.
Sob a liderança da FINEP, trabalhou no PROCOMP, órgão oficial que implantou sistemas informatizados no Brasil.
PROAGE, órgão que regulamenta os agentes da FINEP e os bancos locais de desenvolvimento de todo o país para avaliação de projetos.
PROREP, departamento de otimização da informação correcta e avaliação rápida de projectos nas áreas de ciência e tecnologia.
Tornou-se Assessora de Superintendência da FINEP, para melhor organizar o apoio financeiro de cada banco de fomento estadual, a projetos de aperfeiçoamento de tecnologias brasileiras e redução de importações em termos de adaptação de tecnologias estrangeiras à realidade brasileira.
Administrou e supervisionou várias convenções e seminários sobre política económica.
1977-1980 NUCLEBRAS (Empresas Nucleares Brasileiras S.A.)
Adjunta do Presidente, para todas as companhias da holding: NUCLEMON, NUCLEN, NUCLEP, NUCLAN e diversos Institutos de Pesquisas Atómicas. Nessa época, geriu um orçamento de investimentos de 18 biliões de dólares.
Entre outros projectos culturais, criou o Museu do Índio (Museu do Índio Brasileiro - Procultura FINEP).
O Presidente da República do Brasil, declarou-a oficialmente cidadã brasileira, por mérito próprio.
Regressou a Portugal.
Foi Jornalista correspondente de diversas revistas internacionais.
1982 - 2022 foi para Presidente e Editora da “ELES & ELAS” e promoveu diversos eventos nas áreas artística, desportiva e cultural ao longo dos anos. Anos após, fundou a revista DIPLOMÁTICA, que se encontra na ERC e em breve cumprirá 20 Anos.
Suspendeu por uns tempos a atividade das revistas “Manchete”, “Interempresas” e “Revista dos Bombeiros”.
"O que me orgulha ainda hoje muito, foi que no Grupo da Nuclebrás, dirigi um grande trabalho na Nuclan só formado por Mulheres que pesquizavam a forma de evitar os perigos do efeito horrível dos perigos Nucleares no corpo Humano. É horrível como se transformam as faces feridas de todos os afetados. E só saí da NUCLEBRÁS e voltei a Portugal quando já tinham descoberto o remedio para evitarem este horrível efeito. No entanto penso que não será possível que toda a população tome este remédio… os anos passaram…
Outros 3 projetos que me orgulharam foi o Museu do Índio tendo convivido com verdadeiros Índios que ainda alimentam a sua cultura…
E as operações ao Corpo Humano pelas quais batalhei para que entrassem como cadeira no Curso de Medecina; eram operações que só se faziam exteriormente e com as mãos… Esse grande projeto desconheço se já fará parte do Curso Superior Oficial.
Recordo também o Prof. BEM DAVID que acompanhei no Brasil para os seus continuos estudos sobre a irradicação da pobreza" Maria da Luz de Bragança
E,
Manuel Ferreira Pinto Coelho, de 74 anos, é médico e autor português, proprietário e diretor clínico da Clínica Doutor Pinto Coelho.
FORMAÇÃO
Licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1972, com a classificação final de Bom - 14 valores.
Doutoramento Cum Laude em Ciências da Educação pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Novembro de 2011.
Pós -graduação em Medicina Anti-Envelhecimento pela Universitat Autònoma de Barcelona em 2014.
Membro com Great Distinction da WOSAAM - World Society of Anti Aging Medicine.
Membro da 4AM - American Academy of Anti-Aging Medicine, desde 2015.
Inscrito na Ordem dos Médicos com o Nº 13.585
Sócio da Sociedade de ciências Médicas com o Nº 3.987
Medicina Geral e Familiar
IDIOMAS: Inglês e Francês
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Assistente de Anatomia Descritiva, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa, entre 1982 e 1986.
Responsável médico pela equipa de futebol profissional do Grupo Desportivo Estoril-Praia, entre 1980 e 1981.
Responsável médico pela equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, entre 1981 e 1982.
Estágio no Serviço de Toxicomania da Universidade de Paris-Cochin, instalada no Hospital de Saint-Anne em Paris, em 1986.
Estágio em diversos sectores de cúpula relacionados com a problemática da droga, a convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, em Washington e New York, em 1987.
Consulta de clínica geral no Centro de Saúde de Cascais, entre 1982 e 1991.
Responsável clínico pela Clínica de Recuperação de Toxicodependentes Dr. Manuel Pinto Coelho, em Gondomar, entre 1996 e 2003.
Consultor para a área da toxicodependência da Câmara Municipal de Lisboa, entre Agosto de 2002 e Janeiro de 2004.
Médico pessoal do Primeiro Ministro de Portugal entre 2004 e 2005.
Aposentado da Função Pública desde Janeiro de 2009.
Diretor Clínico da Clínica Doutor Pinto Coelho desde 2015.
OUTRAS ACTIVIDADES
Membro da International Task Force on Strategic Drug Policy.
Membro-Delegado em Portugal da Drug Watch International.
Delegado em Portugal da European Cities Against Drugs.
Presidente da Direcção da Associação para um Portugal Livre de Drogas.
(Diário da República, suplemento ao nº 194, III Série de 18 de Agosto de 2004).
Autor dos livros: "Toxicomania: - A Liberdade Começa no Corpo"; "Correio da Manhã", em 1986; "Toxicodependência: - A Liberdade Começa no Corpo"; "Fim do Século", em 1996; "Ser herói para a heroína" "Editorial Notícias", em 2001; "Um Portugal Livre de Drogas "Gradiva", em 2004.
"Dedo na Ferida", edição "Prime Books", em 2011; "Chegar Novo a Velho" "Prime Books", em 2015; "Chegar Novo a Velho - Receitas" "Prime Books", em 2016; "Chegar Novo a Velho - Hormonas" "Prime Books", em 2017; "Colesterol - Mitos e Realidade" "Prime Books", em 2017; "Chegar + Novo a Velho" "Prime Books", em 2018; "+Vida +Saúde +Tempo" "Oficina do Livro" em 2020; "O Segredo do Sistema Imunitário" "Oficina do Livro" em 2021; "Seja um Super Humano" "Oficina do Livro" em 2022; "Chegar Novo a Velho - edição revista e aumentada" "Oficina do Livro" em 2022.
Autor de vários textos e artigos de opinião e participação como conferencista, em vários encontros e seminários no país e no estrangeiro.
Os meus agradecimentos ao Hotel Mélia Lisboa Aeroporto, na pessoa do seu Director-Geral Paulo Sassetti, parceiro fundamental, na realização das Festas de Aniversário INParties desde 2015, à FITA PRETA Vinhos, que participa desde 2015 nas Festas de Aniversário INParties com os vinhos Sexy e a partir de 2016, com a sua jóia da coroa, o SEXY SPARKLING Rosé, uma garrafa para todos os convidados. Um clássico nas Festas de Aniversário INParties. Agradecimentos à Ida ao Bosque pelo belo arranjo de flores.
Agradeço ao Chef Executivo de cozinha Paulo Anastácio, por nos ter proporcionado uma memorável viagem, pelos sabores da cozinha nacional e internacional.
A todos muito obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário