Isabel Nogueira
Nick Willing - Cineasta e filho da pintora Paula Rego; Carlos Carreiras - Presidente da CMC; Salvato Telles Menezes - Presidente da Fundação D. Luís I
Nick Willing, Carlos Carreiras, Salvato Telles Menezes e Vitor Rebelo
Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira - Curadoras da exposição
Exposição
Esta é a mais recente obra de Paula Rego, acabada há seis meses
Sala Principal - aspecto geral
Cocktail
Isabel Nogueira, Margarida Ogando e João Feijó
Paula Rego
Contos tradicionais e contos de fadas
No âmbito da programação do Bairro dos Museus, as portas da Casa das Histórias de Paula Rego, abriram-se ontem à tarde, ao cocktail de inauguração da exposição "Contos tradicionais e contos de fadas" de Paula Rego.
Paula Rego inicia a sua pesquisa sobre o universo literário dos contos populares portugueses em 1974, ano em que começa a produzir uma série de ilustrações dedicadas ao tema. São histórias violentas e cruéis e nelas a artista reencontra não só as suas memórias de infância mas também o medo. Em 1976 candidata-se a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, propondo-se «ilustrar mais prolificamente os contos tradicionais portugueses ou integrar esses contos eternos na nossa mitologia contemporânea e experiência pessoal através da pintura". Desde então, os contos tradicionais e os contos de fadas têm vindo a revelar-se uma fonte fértil para o trabalho criativo da artista.
...» excerto do texto de apresentação da exposição "Contos tradicionais e contos de fadas" das curadoras, Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira.
A mostra, ultrapassa a centena de trabalhos da artista, entre pintura, desenhos e bonecos de Paula Rego, de um acervo, que vem dos anos 50, até à actualidade, sendo que a última obra, foi produzida há seis meses.
A exposição está patente ao público até 30 Setembro 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário