Isabel Nogueira
Carlos e São Pissarra
Valéria Cabral, directora da Fundação Althos Bulcão e Sílvia Caetano
Kukas
Maria Barros e Fernando Hipólito
Virgilio Seco e Júlia Milne e Carmo
Ana Miriam e Jakob Dammann
Helena Ramos e Jorge Santos Silva
Humberto Leal, Maria José Galvão de Sousa, Tereza Pinto Coelho e José Mesquita
Cristina Santos Silva e José Melo Pinto
Isabel Nogueira
Azulejos em Brasília – Azulejos em Lisboa
Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca
Inserida nas
comemorações do Ano do Brasil em Portugal 2013, foi ontem à tarde, Inaugurada a
Exposição de Azulejos Athos Bulcão, no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa.
O principal representante da
azulejaria brasileira conviveu, aprendeu e foi influenciado por mestres do
modernismo, da arquitetura e do urbanismo. As peças meticulosas de Athos Bulcão reverberam e complementam a
genética de criações de Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Burle Marx, Lúcio
Costa, Hélio Uchôa, Ítalo Campofiorito, João Figueiras Lima e Glauco Campello,
entre outros. O companheiro de tantos artistas tornou-se, ele próprio,
referência em arte e composição modular. Sua obra, que tem fundamento no estilo
barroco, espalhou-se por todo o território brasileiro, em painéis marcantes que
não apenas adornam projetos arquitetônicos, mas unem-se fisiologicamente à
construção, fornecendo movimento e personalidade. Principalmente ao lado
de Oscar Niemeyer, Athos
Bulcãotambém assinou importantes obras na sede do Partido Comunista
francês, Universidade da Argélia e muitas outras.
A mostra Azulejos em Lisboa – Azulejos em
Brasília traça um paralelo
entre obras brasileiras e portuguesas em características diversas: as
semelhanças compositivas, as paletas de cores, as evocações aproximativas entre
imagens, a lógica do processo de montagem. E mais do que tudo isso, a exposição
é um passeio que desconsidera distâncias históricas e geográficas, de maneira
poética e não conclusiva. A mostra revela a fruição da obra naquilo que lhe é
intrínseco: as possibilidades estéticas da composição modular.
De entrada livre e dirigida a todos os públicos, a exposição
estará patente até ao dia 28 de Julho de 2013.
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