Hotel Meliã Lisboa Aeroporto
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
HOTEL MELIÃ LISBOA AEROPORTO - A GRANDE OPÇÃO DE LISBOA
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Festa dos 17 Anos INParties e Cerimónia de Entrega dos INParties GOLD Awards | Início das Comemorações do 11º Aniversário do Hotel Meliã Lisboa Aeroporto
Maria João Bahia é uma joalheira e designer portuguesa de renome internacional, com mais de 40 anos de carreira, reconhecida pela originalidade e elegância das suas criações. Proveniente de uma família de artistas, cresceu num ambiente profundamente criativo que moldou a sua sensibilidade artística desde cedo. Após interromper os estudos em Direito para dedicar-se à sua verdadeira paixão pela joalharia, construiu uma trajetória marcada pela combinação de metais nobres, pedras preciosas e um design inconfundível, que transforma histórias e emoções em peças únicas e intemporais. O seu percurso inclui criações emblemáticas, como joias concebidas para figuras como Jane Fonda e Ivete Sangalo, o relicário oferecido ao Papa Bento XVI e troféus icónicos, como os Globos de Ouro em Portugal, que desenha desde 1996. Entre os marcos da sua carreira, destacam-se também a coleção “Celebrar Fátima”, em homenagem ao Centenário das Aparições de Fátima, e projetos de design elaborados para eventos e instituições de prestígio. O seu atelier, situado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, é o coração criativo onde idealiza, desenha e concretiza as suas obras, unindo inovação e tradição. Reconhecida por integrar elementos universais e contemporâneos nas suas coleções, Maria João Bahia é uma “criadora de sonhos” que eterniza simbolismos e memórias em cada peça.
A internacionalização da sua marca levou as suas criações a mercados como o Médio Oriente, a Europa e os Estados Unidos, expandindo o alcance da sua visão artística. A marca, que preserva a essência do artesanato altamente qualificado português, tornou-se uma referência de excelência e exclusividade, destacando-se tanto no universo da alta joalharia como em colaborações com outras áreas artísticas, como o teatro e a gastronomia. “O meu atelier é o meu refúgio, o local onde crio, imagino e desenvolvo os meus trabalhos. Sinto-me privilegiada por poder transformar memórias e histórias em objetos intemporais que acompanham as pessoas, trazendo-lhes beleza, força e vida,” afirma a artista, cuja dedicação à arte reflete-se não apenas nas peças que cria, mas também na forma como inspira o mundo que a rodeia.
“Boa noite a todos. Tenho muita pena, de não ter conseguido estar presente para receber este prémio que muito me honra, mas a vida traz-nos surpresas.. mas, antes de tudo muito obrigado Isabel, pelo reconhecimento do meu trabalho.
Tenho a sorte de trabalhar no que mais gosto de fazer, e ter dois filhos, que neste momento se tornaram a alma do meu trabalho, estando o Martim agora a representar-me.
Para além das Jóias e das peças de design que faço, tive o previlegio de ter sido inúmeras vezes convidada para criar prémios. Prémios do que há de melhor em Portugal a vários níveis. Televisão cinema teatro literatura moda desporto vinhos comercio administração executivos enfim inúmeras profissões e funções. Foi um dos desafios mais extraordinários que tive. Ter a honra de homenagear a excelência do que existe no meu país. Tem sido sempre para mim um momento de grande gratidão, grande orgulho, e grande responsabilidade.
A esta ilustre plateia que aqui está hoje presente, o meu obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho, e pela diferença que ele tem feito na vida de tantas pessoas ilustres. O reconhecimento em vida, é a forma mais digna de elevar alguém. Vamos todos continuar a trabalhar para dar a conhecer ao mundo o que há de excelência em Portugal.” Maria João Bahia, discurso lido pelo filho Martim Mello
O segundo homenageado, foi o distinto , notável e ilustre médico e ex Presidente da Câmara Municipal da Golegã, com três mandatos consecutivos cumpridos e uma vida inteira dedicada aos outros:
José Tavares Veiga Silva Maltez, nasceu a 7 de Outubro de 1956 e é licenciado em Medicina, desde o ano de 1981, pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.
Após o Internato de Policlínica no Hospital de Santa Maria concorre em 1985 à carreira de Clínica Geral, na qual ingressa ao ser colocado no Centro de Saúde de Torres Novas, da Administração Regional de Saúde de Santarém, propiciando-lhe assim fixar-se definitivamente na Golegã, terra da sua paixão, berço dos seus bisavós, avós e pais, na qual viria também a exercer clínica privada.
Em 1994, adquire o grau de Generalista da Carreira de Clínica Geral e em 1995, o título de Especialista em Medicina Geral e Familiar pela Ordem dos Médicos, sendo Assistente Graduado com o Grau de Consultor de Clínica Geral em 1997, ano em que aceita o desafio político para se candidatar à Câmara Municipal da Golegã. É então eleito Presidente da Câmara Municipal, tomando posse em Janeiro de 1998, desempenhando o cargo ao longo de quase 16 anos, até Outubro de 2013, não se podendo recandidatar pela imposição legal relativa ao limite de mandatos dos Presidente das Câmaras Municipais. Ao longo de todos os seus mandatos assumiu sempre os Pelouros da Educação, da Saúde, da Cultura e do Turismo.
Ao iniciar as suas funções como Edil teve como principal objectivo, entre outras prioridades, proclamar a Golegã, Capital Portuguesa do Cavalo, a qual sob sua égide foi dotada das infra-estruturas e equipamentos desejáveis para sustentar esse título, que orgulhosamente hoje ostenta e por todos é reconhecido. Desde a edificação do primeiro Picadeiro Público Coberto, em 1999, à inauguração, em 2013, do Centro de Alto Rendimento de Portugal para Desportos Equestres (Hippos Golegã), uma sucessão de acontecimentos marcaram a dinâmica e criatividade do Médico-Autarca, em prol do Cavalo e da Arte Equestre, quer com a introdução da Equitação, como complemento curricular das Escolas do Concelho da Golegã, quer com diversas iniciativas, de onde sobressai entre outras, o Equuspolis construído em 2003, também para sede da história e do percurso do Cavalo e do seu mundo, através dos tempos, assim como espaço de letras, artes e discussão científica.
Sob a sua Presidência da Feira Nacional do Cavalo surgiram a ExpoÉgua (1998), a Romaria de São Martinho e a Feira Internacional do Cavalo Lusitano (1999), eventos detonadores do desenvolvimento baseado no campo histórico-cultural, o qual sempre utilizou para o progresso do município que liderou ao longo de uma década e meia, conseguindo com sucesso uma simbiose entre tradição e modernidade, dotando as urbes, às quais lhes salvaguardou a identidade, com estruturas próprias do séc. XXI, muitas das quais superiores à média da União Europeia. Assim, foi ditando um Concelho sentido e vivido, atractivo e mediático, com uma expressão inigualável, preparado para os desafios da contemporaneidade, que sob a sua liderança veio granjeando, entre outros títulos, o de “Melhor Desempenho Ambiental”, pela Fórum Ambiente e o de “Concelho com Excelente Qualidade de Vida”, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
O Município da Golegã viu ainda, sob a Presidência Veiga Maltez, o seu mediatismo internacional acrescentado, ao ser co-fundador da Rede EuroEquus, da qual veio a ser Presidente, com as suas congéneres europeias, como Jerez de la Frontera, Warengem e Pardubice, sendo mais tarde integrada Wroclaw, com o objectivo de proteger, promover e valorizar as “regiões equestres”, assegurando a preservação do património equestre europeu, corroborando então a aposta forte do edil, na defesa e estímulo de uma identidade sócio- cultural e económica, hoje bem viva na Capital Portuguesa do Cavalo, que interessa perpetuar.
“Autarca por Excelência” pelo Instituto Fontes Pereira de Melo, “Ribatejano Ilustre” pela Casa do Ribatejo, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, “pela sua actividade no âmbito da Presidência da Câmara da Golegã e como promotor insigne das mais notáveis tradições portuguesas”. Também a Cidade de Santarém, em 10 de Junho de 2007, o homenageou pela “defesa dos valores e da identidade ribatejana” tendo sido distinguido ainda, com a Medalha de Serviços Distintos- Grau Ouro, pela Liga dos Bombeiros Portugueses e Personalidade do Ano Política e Personalidade do Ano Vida pelo Jornal O Mirante.
Autor de diversas publicações, das quais se destacam, “Entre a Razão e o Coração- Dilema de um Médico Autarca”, “Património Hipomóvel na Golegã” e “Património Histórico- Arquitectónico do Concelho da Golegã”, “Descubra-nos/Find us”, “Festas, Feiras e Procissões”, entre outras, prefaciou e colaborou ainda em inúmeras edições do foro turístico- cultural, relativas à Rota do Cavalo e do Ribatejo que imaginou e criou em 2007, tendo desempenhado ainda funções de Docente da Unidade Curricular de Gestão Autárquica do Património Cultural, regida pelo Professor Coordenador Luís Mota Figueira, Instituto Politécnico de Tomar, pro bónus, de igual modo, como Assistente da Cadeira de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.
Co-herdeiro de uma parte do património genético, legado pelo seu bisavô, o Eng. Manuel Tavares Veiga, gere a sua Coudelaria, com o seu irmão, sediada na Golegã, na Quinta do Salvador.
Além de Presidente da Associação Feira Nacional do Cavalo, foi Presidente da Resitejo, Presidente do Conselho de Administração Lusitanus S.A., Presidente do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria I - Ribatejo e Presidente da Rede EuroEquus, entre outros cargos.
No Ano de 2013 pela Lei do Limite de Mandatos, que o obrigou a deixar a Presidência da Câmara Municipal da Golegã, candidatou-se ao Orgão Deliberativo do Município da Golegã, tendo sido assim, eleito Presidente da Assembleia Municipal da Golegã, para o mandato autárquico 2013-2017.
No Ano de 2017, Candidata-se de novo, ao Cargo de Presidente da Câmara Municipal da Golegã, tendo sido eleito para o mando autárquico 2017-2021.
É na actualidade o Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas e Presidente da Associação Nacional de Turismo Equestre, Presidente do Conselho de Administração da Lusitanus – Turismo Equestre, S. A. e Presidente da Assembleia Geral da Agromais Plus.
“É muito agradável estar aqui, cumprimentá-la, sobretudo o INParties, que faz 17 anos. O que é agradável é vir da Golegã, aqui ao Meliã Lisboa Aeroporto, que eu cumprimento o senhor director, e vir a um jantar muito simpático, muito agradável e estar com pessoas que elevam muito do nosso Portugal. Estamos aqui juntos, começo pelo meu amigo, que considero muito Mestre Homem Cardoso, que é o creme de la creme da fotografia e sobretudo do aspecto cultural que é a fotografia. Essa vertente é o -cultural que é importantíssima. Cumprimentá-lo a si Pissarra pela parte da comunicação e que bom estar aqui com a estilista Ana Salazar, que nos eleva e que faz a diferença também no nosso Portugal, o Senhor Prof. Dr Gentil Martins que bom estar aqui connosco, que bom estar com o senhor, com a grandeza do homem grande que é da nossa arte médica e cirúrgica, uma pessoa do mundo médico português que é inesquecível e que ficará para a posteridade sempre, pelo o seu percurso, pelo o seu perfil, de onde veio e até onde chegou, que é fantástico. Depois há aqui uma pessoa que eu considero imenso também, Júlio Isidro que é o nosso decano da televisão. É a pessoa que ninguém tem nada a apontar. É fantástico, Ninguém o critica, ninguém lhe pega, ninguém lhe toca, eu acho isso uma coisa extraordinária, num país de maçadas e no dia a dia, é um vencedor, ninguém lhe toca e acho fantástico. E portanto isso é o seu perfil e o seu percurso também. È muito bom estar consigo. Tive oportunidade de o receber, como Presidente de Câmara e que é inesquecível esse momento, e que é um homem grande da nossa Televisão. Não gosto nada de dizer comunicação, televisão sobretudo. Um homem da televisão, comunicação é outra coisa, comunicação social, às vezes com todas as partes negativas que ela tem. É uma pessoa dum meio comunicativo, da televisão. É um grande homem e é o maior, hoje. E que se eternize muito a sua imagem e que o poupem, como o devem poupar, uma pessoa com dignidade e com um percurso extraordinário. Cumprimentar a senhora sua mãe, que é homenageada e que peço que a cumprimente nesta manifestação, que a nossa amiga Isabel Nogueira quis prestar. É sempre bom falarem de nós ou chamarem-nos muitas vezes por uma questão, agradeço-lhe essa parte de ser grata e de ser reconhecida, que é uma coisa que também no nosso país a ingratidão às vezes é uma arma horrorosa.” Assim discursou o senhor Dr José Veiga Maltez
Os meus agradecimentos ao Hotel Meliã Lisboa Aeroporto, na pessoa do seu Director-Geral Paulo Sassetti, parceiro fundamental na realização das Festas de Aniversário INParties desde 2015.
À FITA PRETA Vinhos, que desde 2015, apoia as Festas de Aniversário INParties, com os Vinhos Sexy e a partir de 2016, com a sua jóia da coroa, o SEXY SPARKLING Rosé, uma garrafa para todos os convidados. Um Clássico das Festas de Aniversário INParties.
Agradeço ao Chef Executivo de cozinha Paulo Anastácio, por nos proporcionar uma memorável experiência gastronómica.
Agradeço ainda, à Ida ao Bosque, pela arte floral à mesa.
Muito obrigada a todos, por nos terem honrado, com a vossa presença.