terça-feira, 29 de julho de 2025

DINASTIA #8 de Miguel Rodrigues em Exposição na Marina de Cascais

Miguel Rodrigues










Miguel Rodrigues, Priscila Szafir e Benjamim Katz


Helena e António Mascarenhas, Marqueses de Fronteira


Diana, Duquesa de Cadaval e Miguel Rodrigues


Isabel Nogueira


Isabel Nogueira e Tanja Edelhoff (nós vestimos Leonard Paris)


Pierre-Jean Richard e France Ame-Balivet


Carlos Pissarra e Veronique Pellerin


Sofia Bragança, Miguel Rodrigues e Mafalda Bragança


Carlos Pissarra, Tanja e Martin Edelhoff


Sílvia Costa e Catherine Cabral


France Ame-Balivet, Miguel Rodrigues e Júlia Milne e Carmo


Miguel Rodrigues e Isabel Queiróz do Vale


Tanja Edelhoff e Miguel Rodrigues


Miguel Rodrigues, Isabel Nogueira e Luís Perestrelo


Tanja Edelhoff, Miguel Rodrigues e Helena, Marquesa de Fronteira


Carlos Pissarra, Priscila Szafir, Miguel Rodrigues e Benjamim Katz


Pedro Leitão, Isabel Nogueira e Luís Perestrelo







DINASTIA #8 

Inauguração da Exposição temporária de Escultura de Miguel Rodrigues 

Praça Central da Marina de Cascais 


Renovada, a Marina de Cascais recebeu uma obra majestosa que chega agora às portas do Atlântico depois de se ter exibido no lago do Palácio Fronteira em Lisboa.

DINASTIA é uma das suas mais recentes coleções de esculturas, uma série de formas vaidosas e que se impõem como uma família soberana. As obras exibiram-se nos jardins do Palácio, senhoriais, com a pompa e a circunstância dos senhores de uma DINASTIA. Sem humildade, mas silenciosas, respeitadoras do património dinástico que as acolhe.

DINASTIA leva-nos a uma viagem imaginária através de um caminho de poder, senhorio e comando. DINASTIA de Miguel Rodrigues são esculturas que viajam num voo imaginário levando consigo, espalhando e perpetuando esses valores soberanos, no caminho para um território de liderança, unificado, sólido.

Às portas dos mares de todas as aventuras e de séculos de partidas e chegadas, à saída para gloriosas descobertas, DINASTIA de Miguel Rodrigues na praça central da Marina de Cascais é como uma ave alerta na fortaleza que ali ao lado zelou pela nacionalidade. Uma ave patriota!

Para celebrar esta ocasião especial em que uma escultura de Miguel Rodrigues se expõe num lugar com tanto significado patrimonial, o artista criou uma edição especial de duas esculturas inspiradas no local: “Há mar e mar” e “Há ir e voltar”.  Exibidas exclusivamente no dia da inauguração, na segunda-feira 28 de Julho de 2025.

DINASTIA #8, de Miguel Rodrigues, patente ao público, de 28 de Julho a 30 de Setembro de 2025, na praça central da Marina de Cascais.

"Fiz a minha primeira exposição há onze anos, posso dizer que sou escultor ou que trabalho profissionalmente em escultura como artista, há onze anos. O material que eu uso é chama-se PTG, é uma espécie de um acrílico, que eu comecei a usar na Faculdade de Belas Artes, porque na altura, nós tínhamos que nos especializar num material, ou em pedra ou em madeira e eu pensei em algo que fosse contemporâneo, especializei-me em plásticos e desde aí tenho usado sempre materiais contemporâneos, para tentar recriar idéias barrocas antigas, mas vistas de uma perspectiva actual e tentando dar um toque contemporâneo à peça.

Dinastia #8, esta peça esteve em exposição no ano passado no Palácio Fronteira e nessa altura resolvemos nomear as peças todas com o nome da exposição e numerá-las. Esta era a peça número oito, da exposição DINASTIA e resolvemos numerá-las e tê-las todas com com o mesmo nome, para seguir a lógica de uma dinastia, de uma família, que mantém sempre o mesmo apelido, mas que continua as gerações de uma para a outra, esta é como se fosse a oitava geração daquela família que nasceu em Fronteira.

As outras duas esculturas, foram feitas de propósito, só para este dia e para estarem aqui, foram inspiradas, desde logo na Marina, no sítio onde estamos, mas também muito nos barcos, nas velas, mas também fazer uma relação do que do que vinha do Palácio Fronteira com a ideia de Cascais ser uma Fortaleza e Fronteira foi um espaço importante na Restauração da Independência e portanto peguei nesses elementos todos para criar estas espécies de velas ao vento que guiam aqui na marina."  Miguel Rodrigues


sábado, 26 de julho de 2025

HOTEL PALÁCIO ESTORIL | JANTAR VÍNICO | LAVRADORES DE FEITORIA


 O grupo de trinta e sete participantes do JANTAR VÍNICO com a harmonização dos Vinhos LAVRADORES DE FEITORIA


Chef Hugo Silva


Vinhos LAVRADORES DE FEITORIA


Paulo Ruão, Enólogo e Administrador da LAVRADORES DE FEITORIA


Nuno Antunes, F&B Director, mentor e organizador dos Jantares Vínicos, do Hotel Palácio Estoril, e Tânia Marques, Directora de Eventos do HPE


Cristina e Paulo Ruão


Rui Marino e Paulo Ruão


Rui Marino, Lívia Teixeira, Paulo Ruão e Luís Gonçalves


Isabel Nogueira 
(Jumpsuit LEONARD Paris)


Tanja e Martin Edelhoff


Paulo Ruão, Tanja e Martin Edelhoff


Os músicos que animaram o Welcome Drink


TRÊS BAGOS SAUVIGNON BLANC
Welcome Drink

SALA TROPICAL
JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO
. Harmonização de vinhos seleccionados com a cozinha excepcional do Chef Hugo Silva
. Degustação dos prestigiados vinhos LAVRADORES DE FEITORIA


A elegante mesa do Jantar Vínico


Isabel Nogueira


Paulo Ruão e Cristina Ruão


Tânia Marques, Nuno Antunes e Isabel Nogueira


Rui Marino, Martin e Tanja Edelhoff


Amar Alkhaiat Chefe de Sala dá as boas-vindas a todos





DINNER & WINE PAIRING - MENU by Chef HUGO SILVA
Vinhos LAVRADORES DE FEITORIA


TRÊS BAGOS RIESLING (branco | white)

Vieiras marinadas em azeite Bio DOP do Norte Alentejano aromatizado com limão

IGP do Algarve e gengibre, puré de aipo e caviar imperial



TRÊS BAGOS RESERVA BRANCO (white)
Tártaro de lagostim, caviar beluga e cama de sunomono


MERUGE BRANCO E TINTO (white and red)
Bacalhau em crosta de broa, ninho de feijão verde e cremoso de batata doce


VINHA DO SOBREIRO (tinto | red)
Bife do lombo raça "Mertolenga" com espuma de batata fumada e esparregado de lavagante


QUINTA DA COSTA DAS AGUANEIRAS (tinto | red)
Pão-de-ló de Ovar, queijo Tia Joaquina, gelado de creme fraîche e laranja


TRÊS BAGOS GRANDE ESCOLHA (tinto | red)
Trilogia de petit fours (Trufa, Dom Rodrigo, Toucinho do céu)


Foram oitos os vinhos seleccionados e servidos no Jantar Vínico Lavradores de Feitoria


Paulo Ruão, Lívia Teixeira, Nuno Antunes, Tânia Marques, Isabel Nogueira, Luís Gonçalves e Rui Marino



HOTEL PALÁCIO ESTORIL

JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO

HARMONIZAÇÃO PERFEITA DOS VINHOS LAVRADORES DE FEITORIA
E A EXCEPCIONAL CULINÁRIA DO Chef HUGO SILVA



O luxuoso, histórico, emblemático, intemporal, Grand & Cosy, HOTEL PALÁCIO ESTORIL, de cinco estrelas localizado no coração do Estoril, realizou na sexta-feira 25 de Julho de 2025, o JANTAR VÍNICO Exclusivo, com a harmonização de vinhos seleccionados, LAVRADORES DE FEITORIA e a excepcional culinária do Chef HUGO SILVA.

O evento teve início pelas 19h30, com um elegante Welcome Drink, ao som de música ao vivo, no átrio do hotel e o Jantar Vínico decorreu na impactante Sala Tropical, onde foram servidos à mesa, quatro pratos principais, assinados pelo Chef Hugo Silva e pela sua talentosa equipa. Cada prato foi harmonizado com os distintos vinhos Lavradores de Feitoria, criteriosamente seleccionados para realçar sabores numa verdadeira viagem sensorial.

Ao longo da noite, e sempre que um prato era servido, o Chef Hugo Silva, dirigia umas palavras sobre o mesmo, seguida da apresentação de cada vinho, pelo enólogo Paulo Ruão, proporcionando uma perspectiva única sobre cada escolha. O momento final foi marcado por duas sobremesas da autoria do Chef Michael Rocha, também acompanhadas por vinhos que elevaram esta experiência a um patamar de sofisticação.

“Eu sou enólogo, sou licenciado em enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sou das primeiras fornadas. A Universidade de Trás-os-Montes foi a primeira Universidade a ter o Curso de Enologia, formar Enólogos. E eu sou dos primeiros alunos que, a Universidade formou. Na Lavradores Feitoria, eu sou enólogo e sou também administrador, pertenço à Comissão Executiva do Conselho de Administração. Relativamente à enologia, sou o responsável total, pelos vinhos que vamos provar hoje. 
A Lavradores Feitoria é uma empresa diferente, porque é uma associação de produtores. Portanto, é um conjunto de produtores do Douro, que se juntaram e criaram esta empresa, para receber as uvas que eles produzem. Criaram a empresa, depois contactaram pessoas do marketing para os vender e também uma equipa de enologia, enólogos para fazer os seus vinhos. A Empresa nasceu no ano 2000. Em Agosto próximo, faz vinte e cinco anos. É uma empresa nova. No mundo dos vinhos é uma jovem, uma empresa muito nova. Dos nossos produtores, nós temos um deles, mais corajoso que resolveu plantar castas internacionais, no Douro, muito conhecidas, o Sauvignon blanc e Riesling, que é uma casta alemã, muito conhecida internacionalmente, Raínha na Alemanha e França e que esse produtor tinha conhecimentos e gostava muito dessas uvas e resolveu plantar. É uma casta que não é do Douro, não faz parte das castas tradicionais do Douro, mas que se deu muito bem, graças ao sítio onde foi plantada e ao cuidado que nós temos em tratá-la e é uma das castas que nós vamos experimentar neste jantar. Começamos com um welcome drink também com Sauvignon blanc, outra casta que também não é do Douro, por isso é que eu estou entusiasmado e vou explicar-vos um bocadinho do que andamos a fazer e o desafio do Riesling e a seguir vêm então as castas portuguesas, vinhos feitos apenas com castas do Douro, com denominação de origem Douro e a ideia é começar com umas castas estrangeiras internacionais, que toda a gente conhece e depois para que as pessoas possam comparar as nossas castas portuguesas tradicionais do Douro, feitas pela mesma pessoa. Acho que vai ser uma surpresa.” Paulo Ruão 

Os Jantares Vínicos no Hotel Palácio Estoril, são imperdíveis e realizam-se todas as últimas sextas-feiras de cada mês.