sábado, 1 de novembro de 2025

PALÁCIO ESTORIL HOTEL | JANTAR VÍNICO | HOWARD’S FOLLY


O grupo de 32 participantes do JANTAR VÍNICO, que teve a harmonização dos requintados vinhos HOWARD’ FOLLY 


Chef Executivo do Palácio Estoril Hotel, Hugo Silva


Sofia, a responsável pelas sobremesas


Vinhos HOWARD’S FOLLY


David Baverstock, Enólogo Howard’s Folly 


Manuel Guedes de Sousa, Diretor-Geral do Palácio Estoril Hotel, Isabel Nogueira e Nuno Antunes, Diretor de F&B, Organizador e mentor dos Jantares Vínicos


Isabel Nogueira


Gilda Paredes Alves


Antonieta e David Baverstock


Gilda Paredes Alves e Isabel Nogueira


Nuno Antunes, David Baverstock, Rui Marino e Manuel Guedes de Sousa


Músicos que animaram o Welcome Drink


SONHADOR ROSE
Welcome drink

SALA TROPICAL
JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO
. Harmonização de vinhos seleccionados com a cozinha criativa e excepcional do Chef HUGO SILVA
. Degustação dos requintados vinhos HOWARD’S FOLLY


A Mesa do Jantar Vínico exclusivo em noite de Halloween sexta-feira 31 de Outubro de 2025


Isabel Nogueira


David e Antonieta Baverstock


Gilda Paredes Alves


Isabel Nogueira


Ammar Alkhaiat Chefe de Sala, dá as boas-vindas a todos





DINNER & WINE PAIRING  

MENU by Chef HUGO SILVA

Vinhos HOWARD’S FOLLY


ALVARINHO
Aguachile de ostra


SONHADOR BRANCO 
Tártaro de camarão, soja, lima IGP do Algarve e wasabi


RESERVA BRANCO 
Wellington de pregado


FRESCHO (tinto)

Escabeche de faisão com rabanada fumada



RESERVA TINTO & CRISTINA (tinto)
Lombo de veado assado


CARCAVELOS (tinto)
Pão-de-ló de Ovar, queijo Ti Joaquina, gelado de crème fraiche e laranja


Café e Petit Fours 
Trilogia de petit fours (trufa, Dom Rodrigo, toucinho do céu)


Vinhos HOWARD’S FOLLY


Vinhos HOWARD’S FOLLY





Rema Assis e Chef Hugo Silva num momento de descontração


Isabel Nogueira e Rui Marino num momento de descontração


Chef Executivo de Cozinha Hugo Silva e a sua equipa


JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO

EM NOITE DE HALLOWEEN NO 

PALÁCIO ESTORIL HOTEL

. HARMONIZAÇÃO PERFEITA DOS VINHOS HOWARD’S FOLLY

. E A EXCELENTE CULINÁRIA DO Chef HUGO SILVA



Em noite de Halloween, o luxuoso, histórico, emblemático, icónico, Grand & Cosy, de prestígio internacional, PALÁCIO ESTORIL HOTEL, de cinco estrelas, localizado no coração do Estoril, realizou na sexta-feira 31 de Outubro de 2025, na bela Sala Tropical, o JANTAR VÍNICO EXCLUSIVO, mais misterioso do ano, onde os vinhos da HOWARDS’S FOLLY, combinaram na perfeição, com a cozinha criativa do Chef HUGO SILVA, e naturalmente, com a decoração alusiva à data.

O evento teve início pelas 19h30, com um elegante Welcome Drink, servido no lobby do hotel ao som de música ao vivo.

Pelas 20h00, já na Sala Tropical, onde decorreu o jantar composto por quatro pratos principais, elaborados pelo Chef Hugo Silva e pela sua talentosa equipa, harmonizados com os requintados vinhos Howard’s Folly, criteriosamente selecionados, para intensificar e realçar os sabores, numa verdadeira viagem sensorial.

Ao longo da experiência única, todos os vinhos foram apresentados em inglês, pelo renomado enólogo australiano, David Baverstock, seguida da explicação de cada criação culinária, pelo Chef Hugo Silva.

A noite terminou com duas sobremesas requintadas do Chef Michael Rocha, apresentadas pela Sofia, profissional de pastelaria da cozinha do Palácio Estoril, igualmente acompanhas, por vinhos que elevaram esta vivência a um patamar de requinte inigualável.

O INParties quis saber o que nos tinha para nos revelar, o Chef executivo do Palácio Estoril, que já teve estrela Michelin:

Olá, o meu nome é Hugo Silva, sou o Chef Executivo do Hotel Palácio Estoril, estou aqui desde 2019, fiz a minha formação em Lisboa, acabei o curso há 26 anos, em 1999. Depois trabalhei um ano no Hotel Albatroz, fui para a Fortaleza do Guincho, onde fiquei lá até 2006, ganhámos lá, uma estrela Michelin e depois saí para o estrangeiro. Trabalhei com o Chef consultor da Fortaleza do Guincho em Estrasburgo, num 3 estrelas Michelin, fui para Barcelona trabalhar com o Chef Santi Santamaria, também num 3 estrelas Michelin. Depois vim para Portugal em 2010. Comecei a trabalhar no Hotel Farol em Cascais, em 2016/17 fui para o Convento do Espinheiro e voltei em 2019, para aqui, para o Estoril, outra vez, de onde eu sou, nasci aqui e sempre vivi aqui nesta zona, tirando esses períodos que estive ausente. A minha cozinha é uma cozinha de autor, muito baseada nos clássicos. Tenho muita cozinha francesa, também pela minha formação, passei muitos anos no Guincho e em Estrasburgo, num total de 7/8 anos, quase, a trabalhar com Chefs franceses, que faziam uma cozinha clássica francesa e depois fui trabalhar com o Santi Santaria que tinha uma cozinha clássica, muito na base da cozinha francesa e essa é a minha base. Utilizo muito e dou sempre primazia, ao produto da estação, ao produto da época e aos pequenos produtores daqui da região.

O que fazemos aqui nos jantares vínicos é um pouco isso, é pegando nos vinhos que os parceiros nos trazem e nos dão a provar, tentar criar um menu, que ligue os vinhos, mas que deixe sempre um bocado ou da história do Hotel Palácio, ou da história aqui do Estoril. Às vezes também vamos à história da região de Portugal. Nós agora no GRILL, fazemos muito isso, utilizamos produtos DOP e tentamos contar essa história. Mas é isso, tentamos sempre utilizar alguma coisa que nos remeta ao Hotel Palácio Estoril."


O INParties também quis conhecer o percurso do renomado enólogo australiano, por detrás do projecto Howard’s Folly:

"Eu sou David Baverstock, sou o enólogo principal da Howard's Folly, os vinhos que estou a apresentar hoje à noite, aqui no Palácio Estoril, mas eu sou australiano. A minha formação foi na Austrália. Eu estudei vinhos na Austrália, fiz vinhos na Austrália, na Brussel Valley, que é uma região muito famosa. Mais tarde, através de algumas viagens à Europa e vindimas em várias partes da França e da Alemanha, acabei em Portugal de férias, onde conheci a minha mulher, que está aqui hoje à noite, para jantar connosco. Ela é portuguesa e a partir daí a minha vida em vinhos tem sido cá em Portugal. Eu trabalhei no vinho do Porto, no grupo Syminton, durante muitos anos, trabalhei na Quinta do Crasto, Quinta da Rosa, formei estes projetos no Douro. Depois eu passei 30 anos no Esporão, como enólogo Chefe do Esporão e essa foi a minha grande obra prima cá em Portugal. Agora estou a chegar quase ao fim desta carreira em Portugal. Felizmente, há uns anos atrás encontrei o Howard Bilton, que é um inglês que quis fazer um projecto de vinhos em Portugal comigo e isso resultou em Howard's Folly, do qual ele é o principal accionista, eu também sou, mas o meu trabalho tem a ver com enologia e fazer vinhos. Portanto, hoje à noite, estamos aqui para ver o resultado destes anos. Ainda é um projeto bastante recente, bastante novo, mas acho que estamos no sítio certo. Estamos em Estremoz, a nível da adega e os nossos vinhos estão em Portalegre. Portalegre é muito importante, porque é uma zona mais fresca, tem altitude e tem alguma defesa contra a mudança do clima, que está a afectar os nossos vinhos. Portanto estamos no sítio certo, Portalegre. Em Estremoz, temos adega, temos restaurante, temos uma oferta fantástica e os vinhos são ótimos. Depois destes anos todos a fazer vinhos em Portugal, sinto-me muito bem, por estar no sítio certo com este projecto."


Os Jantares Vínicos, no Palácio Estoril Hotel, são um MUST e realizam-se todas as últimas sextas-feiras do mês. 
Os Jantares Temáticos, são realizados a meio do mês e o próximo - JANTAR DO VINHO DO PORTO, tem data marcada, para sexta-feira, 14 de Novembro de 2025.







 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

“DIPPED IN WINE” – EDIÇÃO ESPECIAL JG DESIGNS APRESENTADA PELA FEMA GALLERY em Cascais


DIPPED IN WINE 2025
MATERIAIS MATERIALS
TÁBUA DE SKATE; MADEIRA DE BARRIL - CARVALHO FRANCÊS; VINHO TINTO
3 PEÇAS PIECES


João Gama, Lunettier


Pedro Nazar (Galerista) e Carolina Guarnieri 


Isabel Nogueira


Janaina Araújo


Irajá Carneiro


Miguel Rodrigues


João Gama


Pedro Nazar e Carolina Guarnieri


Isabel Nogueira


Pedro Nazar e Carlos Pissarra


Frederico D'Aboim Inglez, Elsa Matias e Fernando Hipólito


Miguel Rodrigues, Ece Yüksel, Caetano de Oliveira e Carlos Pissarra


Isabel Nogueira e João Gama


Frederico D’Aboim Inglez, Elsa Matias e Fernando Hipólito


Óculos by JG Designs


João Gama e Isabel Nogueira


FEMA GALLERY - CASCAIS

Wine Party de Lançamento 

“DIPPED IN WINE” – EDIÇÃO ESPECIAL JG DESIGNS


A FEMA Gallery em Cascais, apresentou o lançamento exclusivo, da série “Dipped in Wine”, uma edição especial da marca portuguesa JG Designs, conhecida por transformar eyewear em peças escultóricas de luxo, no decurso de uma prova de vinhos e queijos, ao final da tarde de terça-feira 28 de Outubro de 2025.

Nessa coleção inédita, cada um dos óculos, foi feito a partir das tábuas de uma barrica de vinho tinto português e imerso em vinho, processo que pigmenta a madeira de maneira orgânica e irrepetível, resultando em tonalidades únicas que nunca se repetem. 

Feitos 100% à mão, sem qualquer máquina envolvida na produção, os óculos JG Designs combinam design contemporâneo, artesania minuciosa e sustentabilidade, utilizando madeira reciclada e acabamentos premium.

“Eu faço óculos de madeira, o nome da actividade é Lunettier, que é quem faz os óculos de maneira artesanal, é um processo que é feito todo à mão, não uso qualquer tipo de máquina automática, nem lasers, nem CNCs. A Ideia é fazer óculos ao gosto de cada pessoa, não vender stock de tudo o que já está feito, mas sim fazer óculos, em que a pessoa escolhe o modelo, também cor, personalização e ter realmente uma peça única, porque além de ser feito 100% à mão, é escolhido pelo cliente e isso é impossível acontecer, quando a pessoa vai a uma loja e quer comprar uns óculos.

Eu comecei a fazer estes óculos na pandemia, há mais ou menos quatro, cinco anos, foi a partir daí que os óculos começaram a ser feitos. Estes óculos, são feitos sempre com a junção da tábua de skate, que é a base do meu projeto, com carvalho francês, de uma barrica de vinho antiga, e para finalizar os óculos são mergulhados dentro de um vinho tinto, o que lhe dá uma coloração clássica, fantástica, diferente, que não se encontra em lado nenhum. 

Esta é a primeira coleção física que eu fiz, os outros que eu tenho feito, é um por um, customizado, sob encomenda. Mas esta coleção foi esta a primeira que eu fiz. Além da caixa, que também é feita com carvalho francês e o saco que foi feito pelo meu amigo e artista Filipe Faísca, estilista, em veludo e cetim. 

Neste momento os óculos encontram-se à venda na óptica Optocentro em Lisboa, ou através do site, João Gama Designs.” João Gama