quinta-feira, 9 de maio de 2024

ATELIER JOANA VASCONCELOS - Visita guiada ao fascinante mundo de Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos e Isabel Nogueira
Maria João e António Homem Cardoso, Joana Vasconcelos, Isabel Nogueira, Paulo Sassetti, Teresa e José Paulo Larcher
Teresa e José Paulo Larcher, Diana Monteiro, Isabel Nogueira, Mestre António Homem Cardoso e Paulo Sassetti
Joana Vasconcelos
Isabel Nogueira
ATELIER JOANA VASCONCELOS





















































ATELIER JOANA VASCONCELOS

VISITA GUIADA AO FASCINANTE MUNDO DE JOANA VASCONCELOS


Na quarta-feira 08 de Maio de 2024, tive o grato prazer, de participar de uma visita guiada ao ATELIER JOANA VASCONCELOS, em Lisboa. Durante uma hora e meia, mergulhamos no fascinante mundo, da conceituada artista plástica, aclamada internacionalmente, Joana Vasconcelos. Tivemos como cicerone, a solicita Diana Monteiro, assistente pessoal, da artista.

Filha de portugueses, Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971. Iniciou a sua carreira profissional em 1994. Até à data, já realizou mais de 500 exposições, instalações permanentes e obras de arte pública, em 35 países.
Venceu o Prémio Novos Artistas Fundação EDP em 2000, e conquistou o reconhecimento internacional com a primeira participação na Bienal de Veneza, em 2005.
Em 2008 apresentou a grande instalação site-specific CONTAMINAÇÃO , na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Em 2011, com a mesma peça integra a exposição colectiva THE WORLD BELONGS TO YOU, no Palazzo Grassi/Pinault Collection.
Em 2012, tornou-se na mais jovem e a única mulher a realizar uma grande exposição individual no PALÁCIO DE VERSALHES e a mais visitada nos últimos 50 anos, em Paris.
Desde então somam-se sucessivas e relevantes exposições, maioritariamente monumentais.
A sua obra é vastíssima.

É um portento de criatividade, iniciativa, trabalho e realização, com o apoio de uma equipa multidisciplinar. Criou a Fundação Joana Vasconcelos.

O convite para uma visita guiada ao Atelier Joana Vasconcelos, surgiu aquando da celebração dos 16 Anos INParties e durante a Cerimónia de Entrega dos INParties GOLD AWARDS 2024, na qual a conceituada artista, foi a primeira homenageada.

Devido a compromissos da artista, fomos recebidos pontualmente pela sua assessora pessoal, a profissional Diana Monteiro.

O périplo pelos 3 pisos do atelier, onde se encontram expostas as obras ou parte das obras mais emblemáticas de Joana Vasconcelos, começou no piso térreo, junto às peças Viúva Lamego, que formaram a obra o Bolo de Noiva. As pinturas em crochet, o Drag Race, com intervenção em talha dourada, em colaboração com a Fundação Ricardo Espírito Santo, as colunas, da exposição Plug-in.

Estivemos na sala aquário, vimos a big boobie, os vitrais em Murano, a parte da Valquíria Dior e entramos no Departamento têxtil. Sala de bordados, de crochê, de moldes, etc…

“A Joana criou aqui um espaço de wellness e bem-estar do colaborador no atelier, que se chama Corpo Infinito. Portanto, nós temos yoga, meditação, quase todos os dias, e temos dois healers que trabalham connosco e que basicamente fazem aquilo que nós precisamos. Precisamos de falar porque chateamo-nos com alguém, temos uma sessão, temos dores de costas, não conseguimos trabalhar, porque estamos a trabalhar muito manualmente durante imenso tempo, massagens, reiki. É aberto ao público mediante marcação, mas por norma, a Joana criou este espaço, para a equipa, a quem dá uma hora diária, de bem estar.” Diana Monteiro 

Vimos o registo de todo o processo criativo das obras.

Estivemos dentro do gabinete de Joana Vasconcelos e terminamos a visita na sala da Fundação Joana Vasconcelos.

“A Joana tem uma Fundação, que neste momento está responsável por atribuição de bolsas a estudantes da Universidade de Évora, que não tenham capacidade para pagar os cursos e materiais, porque de facto, os cursos de arte são super-caros e também, por exemplo, temos várias iniciativas da Fundação, vamos ter agora um projecto com a PSP, que vai ser divulgado na próxima semana. Vamos ter também uma série de eventos onde a Joana participa em conferências e os fees revertem para a Fundação Joana Vasconcelos.” Diana Monteiro

Estávamos a reparar-nos para deixar o local, quando vimos chegar a artista Joana Vasconcelos. Uma alegria. Foi tempo para as fotografias da praxe e ainda lhe colocamos duas questões.

À pergunta formulada pelo Mestre Homem Cardoso, a Joana Vasconcelos: A vida e a profissão do pai, tiveram alguma influência na sua criatividade? A artista respondeu: Claro, quando se é educado por um fotógrafo, que foi o meu caso, o olhar é fundamental. A maneira como se olha, a maneira como se compõe, o espaço e as exposições, na minha educação é numa versão fotográfica. 
Aproveitei o ensejo e avancei com uma pergunta. "de onde vem essa sua naturalidade para o enorme, o fora da escala, o grandioso? Joana respondeu, é uma parte do processo, eu não quero fazer coisas grandes, porque sim, tem a ver com o conceito da obra, ou seja, quando eu decido que uma obra vai ser grande, é uma questão de linguagem. O sapato é grande porque é feito a partir de panelas, se fosse feito a partir de outro objeto qualquer, não seria tão grande. É a panela que dita a escala do sapato, não é propriamente dizer assim, ah vou fazer um sapato gigante, não. Eu decidi fazer um sapato a partir de panelas, logo tem uma escala monumental, porque o material base já é de si muito grande. Eu escolhi o tacho do arroz que tem 16 cm, portanto, que é a parte debaixo do salto, a partir daí todo o sapato cresce à escala da panela. Eu não sei exatamente que tamanho é que tem o sapato, nem quantas panelas é que tem o sapato, porque não é isso que me interessa. O que me interessa é o discurso que vem de um sapato feito por panelas."

Os nossos agradecimentos pelo convite e a amabilidade em nos ter aberto as portas, do seu mundo fascinante.
Muito obrigada. O Sucesso está garantido.

 

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