domingo, 21 de janeiro de 2024

DO AMOR E DA GLÓRIA de Luís Vaz de Camões | Concerto concebido por RUI DE LUNA | TEATRO MERIDIONAL | Assinala o início das comemorações dos 500 Anos do Nascimento de LUÍS VAZ DE CAMÕES

Ao Piano: Rui de Luna; Voz: Natália Luisa Figueiredo Campos e Violino: Marcos Lázaro
CONVIDADOS
Joana Vasconcelos e Rui de Luna
Isabel Nogueira e Virgílio Seco
Joana Vasconcelos, Rui de Luna e Isabel Nogueira
Isabel Nogueira
CONCERTO - DO AMOR E DA GLÓRIA de Luís Vaz de CamÕes
Rui de Luna, Natália Luisa Figueiredo Campos e Marcos Lázaro
Créditos: Susana Monteiro 2024
Rui de Luna, Natália Luisa Figueiredo Campos e Marcos Lázaro
Céditos: Susana Monteiro 2024

Natália Luisa Figueiredo Campos e Marcos Lázaro - Créditos Susana Monteiro 
Natália Luisa Figueiredo Campos
Créditos: Susana Monteiro 2024
Rui de Luna, Natália Luísa Figueiredo Campos e Marcos Lázaro, recebem uma longa ovação de pé


TEATRO MERIDIONAL 

DO AMOR E DA GLÓRIA
de Luís Vaz de Camões 

Concerto concebido por RUI DE LUNA  


Espectáculo de homenagem, dos 500 Anos do Nascimento, do poeta maior português, LUÍS VAZ DE CAMÕES.

O TEATRO MERIDIONAL, em Lisboa, acolheu nas noites de 18, 19 e 20 de Janeiro de 2024 o espectáculo de música e poesia DO AMOR E DA GLÓRIA de Luís Vaz de Camões, concebido pelo reconhecido Barítono, compositor e pianista RUI DE LUNA, com o objectivo de celebrar os 500 anos do nascimento de LUÍS VAZ DE CAMÕES, o poeta imortal, que deu voz à alma lusitana. Eu marquei presença no último concerto.

Com Rui de Luna magistralmente ao piano, a mestria de Marcos Lázaro no violino, a grande Natália Luísa Figueiredo Campos, brilhou ao dar voz, à poesia de Camões, elevando o momento, a um patamar de excelência, que levou o público a ouvi-los percorrer a obra de Camões, completamente extasiados, por quase duas horas, de puro deleite para os sentidos e a aplaudi-los de pé, vigorosamente.

"Rui de Luna, concebeu o espetáculo musicalmente, dramaturgicamente e que o executa ao piano. A primeira versão deste espectáculo foi feita nos Jerónimos, no dia 10 de Junho, para celebrar o Dia de Camões. Mas este é o arranque das comemorações dos 500 Anos do nascimentos de Camões. Que é uma efeméride importantíssima. A diferença é que este, se realiza num teatro, em que temos outras condições de som, que é óptimo. Tocar ou cantar em monumentos é sempre muito difícil. Porque os monumentos não estão adaptados para fazer espectáculos. Tem a pedra, a pedra torna-se em termos acústicos complicado e também havia uma grande dispersão de dois ângulos, nos Jerónimos. Aqui não, as pessoas estão numa sala e conseguimos entrar numa bolha. É para nós um privilégio, fazer parte desta efeméride dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e com a Natália Luísa, que é uma grande actriz e que só ela poderia dizer Camões desta forma." Rui de Luna 

Com este espectáculo de música e poesia lírica, DO AMOR E DA GLÓRIA de Luís Vaz de Camões, arrancam as comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Luiz Vaz de Camões.

DO AMOR E DA GLÓRIA de Luís Vaz de Camões: direcção geral, musical e composição de RUI DE LUNA; co-produção: Ars Luminae e Teatro Meridional.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário