domingo, 2 de dezembro de 2018

Inauguração da peça escultórica "Scars Of Memory" de Júlio Quaresma na Praça D'Armas da Cidadela de Cascais

 Isabel Nogueira
O artista plástico - Júlio Quaresma - Arquitecto, Pintor e Escultor
 Júlio Quaresma e o verso da sua obra "Scars  Of  Memory"
 Isabel Nogueira e Júlio Quaresma
 SCARS OF MEMORY, 2011
 Sofia Simões e Joana Arez - Vernissage BACK IN TOWN - Numa das 5 Galerias da ART DITRICT
Luís Castanheira Lopes - Administrador do Grupo Pestana Hotels

"Scars Of Memory" de Júlio Quaresma 
na Praça D'Armas da Cidadela de Cascais

Promovida pelo PESTANA CIDADELA CASCAIS Pousada & Art District e inserida na ART SESSIONS do Pestana Cidadela Art District, foi inaugurada ontem à noite, na Praça D'Armas da Cidadela de Cascais, a peça escultórica "SCARS OF MEMORY" do artista plástico Júlio Quaresma.

A obra “Cicatrizes da Memória”, de Júlio Quaresma, é um epíteto para a perda, o trauma e a resiliência humana. Uma antonomásia para a consistência de memórias traumáticas e emocionais. A obra reflete a participação e a responsabilidade de cada um nos vários “desastres” ecológicos e sociais, que ocorreram no mundo mesmo quando longe de nós. Como no poema de Brecht, “Agora eles levam-me mas já é tarde. Como não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo”. A caixa, como uma caixa de Pandora, de onde saem cataclismos; numa das faces em aço corten tem, como um jogo de Scrabble, várias cores e vários sentidos os nomes dos mais importantes “desastres” do século. Uma clara referência aos jogos geopolíticos que estão na base da maioria destes acontecimentos. Do outro lado, como aspetos que se extraem de uma mala, surgem desenhos sobre fotografia, que nos remetem para a realidade visceral dos mesmos. As arcas espelhadas em que se reflete o observador, tornam-no parte ativa de tudo isto mesmo quando pela sua passividade. Uma árvore estilizada é uma crítica à industrialização, neutralização e destruição da própria natureza. 

A peça escultórica "Scars of Memory" de Júlio Quaresma, é feita em Aço corten, aço espelhado, acrílico e fotografia 6,69 x 5,39 x 2,12 metros, com sistemas de iluminação em LEDS e pesa aproximadamente 1400 kg. Produzida em 2011, já esteve presente em exposições na Argentina, em Espanha, em Portugal passou por Viseu e pelo Casino Estoril. Scars of Memory ficará em exposição na Praça D'Armas, do Pestana Cidadela Art District por um período nunca inferior a 1 ano.


Sem comentários: