quarta-feira, 30 de abril de 2008

Maria Lua

Depois de um feliz acaso deu-se a união de cinco pessoas num percurso comum, a música. Assumem o gosto pela diferença na forma como se apresentam e como transmitem aquilo que tocam. São amantes do fado, tango, mornas, bossa nova, todos os estes estilos lhes dão influências como fonte de inspiração. Têm uma forte personalidade, mesmo sendo uma formação recente. Tal como a Lua tem várias fases, os "Maria Lua" tem vários conceitos musicais, aproveitando as influências de cada músico, seus estilos, conhecimento, fazem com que o projecto esteja embebido de etnias lusófonas. Esta formação tem 5 elementos. Na voz Lara Afonso, que tem uma interpretação própria, em que o sentimento transborda em sua voz. Na guitarra clássica, Tiago Oliveira compositor, influências vastas. Carlos Lopes, no acordeão, é o compositor, com forte influência da música tradicional, tango, mornas, chorinho. Rui Silva, contra-baixo, jazz foi sua formação, tocando estilos variados. Manú Teixeira, percussionista, direcção musical deste projecto, influências da musica do mundo. Em cima na foto, a minha linda e talentosa sobrinha, vocalista dos Maria Lua , Lara Afonso.
Ontem, o Teatro da Malaposta no Olival Basto, recebeu com sala cheia o espectáculo “Chama-me Fado”. Teve apresentação da fadista Maria Armanda, que “amadrinhou” o evento. Subiram ao palco a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, ao som dos Maria Lua. Em simultâneo e numa harmoniosa interacção, coexistiram em cena 4 bailarinas e 5 músicos, acompanhados pela projecção de um filme a preto e branco, para nele rever a essência daquilo que somos, como sentimos, enfim da alma lusa. Lara Afonso, vocalista dos Maria Lua, cantou primorosamente o fado. Começou com “Foi Deus”, seguido de “Anéis do Meu Cabelo”, depois ”Fado Loucura” (Sou do Fado), a seguir “Estranha forma de Vida” e também Maria Lisboa. Ouviram-se ainda dois instrumentais, originais dos Maria Lua. A terminar, Maria Armanda regressou ao palco, para em dueto cantar com Lara Afonso Maria Lisboa, num happy end delicioso. Chama-me Fado irá em digressão pelo País e estarão assim a 2 de Maio no Centro Cultural de Samora Correia; a 13 e 14 de Junho no Coliseu Micaelense (Açores); a 9 de Agosto no CineTeatro João Mota (Sesimbra); a 6 de Setembro no Pátio do Palácio Nacional de Sintra (ar livre); a 12 e 13 de Setembro no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz; a 27 de Setembro no Europarque (Santa Maria da Feira); a 4 de Outubro no CineTeatro de Estarreja. Entre os presentes, estiveram Olga Sotto, Olavo Bilac, António Gamito, Céu Ferreira e Maria José Galvão de Sousa (na foto).

AMI - Jantar de Solidariedade no Porto

Será na Fundação Dr António Cupertino de Miranda, sita na Av da Boavista nº 4245 no Porto, que no dia 15 de Maio pelas 20h se irá realizar um Jantar de Beneficência a favor da AMI. A quem comparecer ao evento ser-lhe-á oferecido o livro “20 anos a passar fronteiras” da autoria da Fundação AMI. A apresentação deste livro que passa em revista as missões realizadas ao longo dos últimos 20 anos e aborda temas de carácter humano com que a AMI se foi confrontando, estará a cargo da jornalista Rita Garcia. Na prossecução dos seus objectivos, em apoiar os mais carenciados e vitimas de situações catastróficas, a AMI decidiu realizar este jantar de solidariedade, seguido de um leilão de trabalhos originais produzidos e oferecidos por diversos artistas plásticos. Trabalhos esses, que estiveram expostos ao público, em mupies pela cidade do Porto. Cada pessoa pagará a quantia de 65€ e as inscrições far-se-ão para Marta Rodrigues, da Espectacular Produções através do telemóvel - 960 017 158. A receita reverterá integralmente a favor da AMI. Dê. Vai ver que não dói nada.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

The Treaty of Windsor Cup

No último fim de semana de Março, a mais antiga Aliança da História “The Treaty of Windsor”, uniu-se formalmente ao mais antigo desporto do Mundo, o Polo Equestre, num emocionante torneio, no La Várzea Polo Club em Portugal, tendo como resultado a vitória de Portugal. A história do polo como é bem conhecida, teve as suas origens por volta de 600 A.C. O que talvez nem todos saibam é que The Treaty of Windsor, foi estabelecido entre Portugal e Inglaterra em 9 de Maio de 1386 e assinado na capela George’s no Castelo de Windsor. As negociações foram realizadas no interesse de Inglaterra pelo John Duke of Lancaster também conhecido por John of Gaunt, este protector do infante Rei de Inglaterra, e do Rei D. João I de Portugal. O tratado foi ratificado em Portugal em 1387, quando John Gaunt trouxe a sua filha Philipa of Lancaster para se casar com o Rei D João I. Estes encontram-se sepultados lado a lado no Mosteiro da Batalha, suas mãos unidas em sinal de relação harmoniosa entre Portugal e Inglaterra. Esta relação entre os dois Países, que dura à cerca de 620 anos, é considerada a mais longa aliança da História. Em 1661, através do casamento de Charles II e Catarina de Bragança, o Tratado tornou-se ainda mais forte. Recentemente Sua Magestade a Rainha de Inglaterra, autorizou a utilização da insígnia The Treaty of Windsor Cup, para assinalar o torneio inaugural da temporada de polo equestre, no La Varzea Polo Club, fazendo votos para a continuação do sucesso no Polo Internacional em Portugal. Assim sendo, o 1º Treathy of Windsor Cup realizou-se nos dias 29 e 30 de Março de 2008.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Chama-me Fado

Falar de Fado através da dança. Este é o desafio a que a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra se propôs responder, nesta nova produção do Ai! a Dança Atelier intitulada CHAMA-ME FADO. Neste espectáculo, 4 bailarinas e 5 músicos dão vida a uma interpretação do Fado, não só enquanto música, mas enquanto sentimento, forma de estar e viver. CHAMA-ME FADO é uma interpretação do viver, amar e sofrer que só nós portugueses entendemos. É o ouvir das canções que sempre nos acompanharam, e acrescentar aos poemas que compõem as suas letras, a linguagem do corpo e da dança. O elenco é constituído pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra (Joana Mestre, Lucília Baleixo, Marta Martinez e Sara Calazans) e pelos Maria Lua (Lara Afonso na voz, Carlos Lopes no acordeão, Manú Teixeira na percussão, Rui Silva no contra-baixo e Tiago Oliveira na guitarra). A Direcção Artística está a cargo da bailarina e coreógrafa Lucília Baleixo. A ante-estreia deste espectáculo está marcada para dia 29 de Abril (Dia Mundial da Dança), pelas 21h30 no Centro Cultural Malaposta, e segue daí para digressão nacional. Pelas 18h30 desse mesmo dia, haverá uma sessão especial para imprensa, para recolha de imagens e entrevistas que sejam necessárias. (O Centro Cultural Malaposta, fica situado na Rua Angola, Olival Basto, Concelho de Odivelas). SINOPSE Depois da digressão “Ventos do Oriente, Ventos do Ocidente” recheada de sucessos pelas grandes salas do nosso país, a Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, prepara-se para apresentar outro espectáculo cheio de magia, de alma lusitana e muito ritmo. Intitula-se Chama-me Fado. Vamos falar do Fado Corrido, aquele que vai atrás de quem dança e de quem canta, falamos do Fado Menor quando a guitarra, o acordeão e o contrabaixo chora baixinho; vamos falar da nossa saudade, da alma de quem tanto para dar. O Fado à Desgarrada, tão típico de quem dialoga e discute acesa e vibrantemente o ciúme. Vamos falar daquilo que nos faz gente. E se fechar os olhos por segundos, vai encontrar-se a si viajando connosco. Uma interpretação de música e corpo vestido de fado. Fizemos um filme que acompanha toda a cena e se deixar levar, vai rever a sua vida, as suas paixões, as dores e o amor que se encontra, enfim. Tal como Teófilo Braga afirma: “(…) o ritmo do canto é notado com o bater do pé e com desenvoltos requebros; a dança e a poesia auxiliam-se no que se chama bater o fado.” Afinal o fado viaja pela cultura árabe, cultura africana e acima de tudo viaja pelo mar. A música do espectáculo vai ser tocada ao vivo pelo acordeão, contrabaixo, percusssão, guitarra e voz dos Maria Lua. Venha ter connosco, faça parte desta viagem. Temos a certeza que no final também se vai chamar Fado!

domingo, 20 de abril de 2008

Fátima Lopes - Colecção Diamond

Foi no requintado ambiente de uma das preciosidades do nosso património arquitectónico, o Palácio dos Condes de Óbidos em Lisboa, que a conceituada estilista de moda e criadora de jóias Fátima Lopes, ontem apresentou a Colecção Diamond. Tendo como linha mestre da colecção o diamante, em exposição estiveram 180 das mais belas peças de joalharia criadas por Fátima Lopes e produzidas pela Ouropa – Pedro Rosas,Lda. A elegante criadora, envergava um lindo vestido cai cai preto, por ela concebido e ostentava um valioso conjunto de colar pulseira e anel em ouro branco e diamantes. Aos convidados que encheram o nobre salão, para apreciarem esta luxuosa colecção, foi servido um cocktail e alguns ficaram para um jantar de degustação seguido de um sempre animado espectáculo de Sevilhanas.

sábado, 19 de abril de 2008

Dessange no Estoril Open

Pelo segundo ano consecutivo, Dessange e Kérastase uniram esforços para estarem presentes na tenda VIP do Estoril Open. Torneio internacional de ténis, que para além do sucesso desportivo evidente, também o é a nível social. Ontem, a equipa Dessange Lisboa e a equipa Kérastase, receberam alguns dos seus melhores clientes, para um almoço privado servido no mezanino do restaurante na tenda VIP, precedido por um cocktail no stand, fornecido pela Lagos Touch. Entre os convidados estiveram, (1ª foto) Carlos Fonseca Ferreira, Clara Correa, Teresa Sturken e António Augusto. (2ª foto) Samuel Rocher, responsável pelo Dessange Lisboa, é também o profissional que cuida dos meus cabelos há dois anos, e a equipa da Kérastase, Norberto Videira, Ana Azevedo, Gonçalo Nascimento e Adelaide Nunes.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Estoril Open - 19ª Edição

Ao quinto dia do maior torneio de ténis organizado em Portugal e a convite de Fernando Martorell do BES, fui ao Estoril Open com o amigo Carlos Fonseca Ferreira. A ideia era almoçar, confraternizar com os amigos que sempre encontramos por lá e assistir a um dos jogos agendados para a tarde. O almoço prolongou-se, não assistimos ao jogo em que o tenista suíço Roger Federer ficou apurado para os quartos-de-final, ao vencer em 60 minutos o romeno Victor Hanescu e o jogo disputado entre os portugueses Frederico Gil e João Sousa, foi interrompido e suspenso devido à chuva que caía copiosamente à hora do encontro. Regressaremos amanhã. Para já, aqui fica registado o momento em que Sofia Jardim, gentilmente nos recebeu a chocolates e champanhe no stand da Boutique dos Relógios, na tenda VIP.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tempero de Minas - Um ano

O restaurante Tempero de Minas situado na Av Luís Bivar esquina com a Rua Pinheiro Chagas em Lisboa, fez um ano e celebrou-o com uma festa, onde abundavam os aromas e sabores típicos da gastronomia de Minas Gerais. Música ao vivo com sons do Brasil, caipirinhas, um apelativo buffet de salgados e doces e um punhado de gente conhecida e bem disposta, foram os ingredientes para uma agradável refeição festiva, passada no acolhedor ambiente de uma verdadeira casa Mineira. Entre os presentes, estiveram as divertidas Vanessa Mélim e Benedita Paes (na foto).

Montblanc - Joias

A colecção de joalharia da Montblanc é uma afirmação genuína tanto das tendências da moda, como da elegância intemporal. Sedutoras peças em prata de lei 925, num fantástico contraste com pedras preciosas coloridas e outros materiais, como a resina. Existe um verdadeiro requinte na sua versatilidade e flexibilidade. Colares de vários materiais que se podem combinar de qualquer forma. Pendentes que conjugam diferentes designs num só produto. Anéis móveis que se interligam e criam uma harmoniosa identidade, possibilitando ao seu confiante e moderno proprietário, criar a sua própria e muito pessoal variante. Na foto, Maria Alves directora de loja/relações públicas, exibe um colar colecção star.

Brasserie Flo Lisboa

Uma pérola no coração de Lisboa. A inauguração da Brasserie Flo Lisboa, foi ontem ao fim da tarde no decurso de um cocktail dinatoire. Fica situado no edifício do Hotel Tivoli, com acesso exterior directo para a Av da Liberdade e resulta de uma parceria entre a Brasserie Flo Paris e a cadeia de Hoteis Tivoli. O convite prometia. A negro e prata, estilizado, abria como se desvendasse um segredo. Na capa a frase – Mais do que ostras e champanhe. No seu interior destacava-se o desenho de uma pérola dentro de uma ostra e convidava a descobrir a Brasserie Flo Lisboa, inspirada na tradição parisiense das brasseries, convoca as artes, o espírito bon vivant e o lado gourmet da vida. Como esperávamos a festa de inauguração foi um must! Recebidos com a sonoridade do acordeão e o sapateado de Michel, a animação da banda La Vie en Rose, havia mesas com pratinhos das especialidades da casa, para além das ostras e champagne. Por lá passaram, Filipe Soares Franco, presidente do Sporting Club de Portugal, os embaixadores do Luxemburgo, Mafalda Pereira Coutinho, Fernando Espírito Santo, Maria do Céu Neves Cardoso, Ana Salazar, João Pedro Campos Henriques, Maria João Bustorff, Ricardo Pereira e Francisca Pinto Ribeiro (na foto) e tantos outros. Foi um desfilar de elegância naquele que será certamente um dos locais gourmet mais badalados da Capital

Lisboa Wellness Center - Na Luz

Reconhecem? Pois é. É o Estádio Sport Lisboa e Benfica. Ali existe um dos maiores Spas da Europa. E eu estive lá, a convite do meu amigo e de todos conhecido, Major José Moutinho, um dos administradores do Lisboa Wellness Center, para visitar o SPA e o Centro de Dermocosmética e usufruir de alguns dos serviços disponíveis para descomprimir e cuidar da imagem. Do programa preparado para mim, pois dispunha de 3 horas para me mimar, constavam um banho na piscina termodinâmica, sauna, banho turco e uma massagem Sensations. Que consiste numa esfoliação seguida de massagem total e tem a duração de 1 hora e quinze minutos. Absolutamente maravilhosa. Recomendo vivamente. Ainda tive tempo, para passar pelo centro de estética para fazer uma manicure. Todos merecemos pausas destas, para manter a nossa saúde, equilíbrio mental e físico, porque a qualidade de vida depende unicamente de nós.

domingo, 13 de abril de 2008

Memórias - Hotel Cascais Miragem

Há três anos, fui uma das cerca de seiscentas pessoas convidadas por José Cristovão, Presidente do Conselho de Administração do Grupo JC, para assistir à opulenta festa de inauguração do Hotel Cascais Miragem, situado na Av Marginal, à entrada da bonita Vila de Cascais. Esta unidade hoteleira de cinco estrelas, tem uma frente imponente e ostenta harmoniosamente as 1500 toneladas de mármore utilizadas nos catorze pisos, completamente integrados na paisagem. A decoração do Hotel, tem a assinatura de Rui Cristovão. Guardo na memória, o longo desfile de alta costura de Fátima Lopes, apresentado na escadaria central, o requintado cocktail seguido de um lauto buffet de diversos sabores gastronómicos - asiáticos , sul americanos e mediterrânicos. Ainda mesas muito bem enfeitadas com doces e frutas diversas e vários bares. No exterior junto à piscina, a animação foi uma constante, com a actuação de alguns pares de dançarinos de tango em excelente performance. Ouvimos áreas de Ópera, vimos um espectáculo de natação sincronizada e assistimos a um concerto em que o fado se apresentou com um novo registo na voz da vocalista do Grupo Dona Maria. Para José Cristovão, uma sósia de “Marylin Monroe” cantou “Happy Birthday Mr President”. Os festejos culminaram com um espectacular fogo de artifício, lançado em duas frentes, do paredão e do cimo do hotel, durante trinta minutos, ao som dos Café Del Mar / Áreas, de belo efeito visual e sonoro. Nessa noite, pude pernoitar com todo o conforto e comodidade, num magnífico quarto do oitavo andar, virado para o Oceano Atlântico, e naquela envolvência acordar, tomar o pequeno almoço e ficar com a leve sensação de ter embarcado num cruzeiro de luxo e estar por aí a navegar, algures no Mundo.

domingo, 6 de abril de 2008

1º Baile da Rosa - Fotos

Acompanhada por João Libério, ontem fui ao Baile da Rosa, que teve lugar no Museu do Carro Eléctrico no Porto. Das cerca de duzentas pessoas, que marcaram presença neste evento de solidariedade e cuja receita reverteu a favor da (APAV), estiveram os manos Sérgio e Nelson Rosado (Os Anjos), naquela noite homenageados.

sábado, 5 de abril de 2008

Baile da Rosa

A pensar nos mais desfavorecidos, Daniel Martins e a Espectacular Produções, criaram o BAILE DA ROSA. Iniciativa que visa apoiar anualmente uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. A escolha da primeira beneficiária desta acção recaiu sobre a APAV. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que tem como objectivo prestar serviços gratuitos às vítimas de crimes, prestando-lhes informações, aconselhamento e apoio emocional, jurídico, psicológico e social. O Baile da Rosa, realizar-se-á hoje no Museu do Carro Eléctrico no Porto. Da Comissão de Honra do baile fazem parte, como presidente a Drª Maria Cavaco Silva, a Drª Maria de Belém, a Drª Maria Barroso, a Drª Joana Marques Vidal , o Dr Miguel Veiga e o Dr José Miguel Júdice. Embuída de espírito solidário, rumo a Norte para vos trazer algumas imagens.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fontana Park Hotel

Lisboa tem um Hotel Design, lindo. Existe há quatro meses e chama-se Fontana Park Hotel, fica situado na Praça José Fontana (ao lado do Liceu Camões). Para fazer as delicias dos amantes da cozinha nipónica, tem em funcionamento o Restaurante Japonês Bonsai . Está aberto todos os dias para jantares (excepto Domingos). Promete ser um lugar de culto no calendário Gourmet da Capital. http://www.fontanaparkhotel.com/

PaulaBobone.net

Quer saber tudo sobre regras de etiqueta, protocolo, imagem pessoal, educação e boas maneiras ou gestão de eventos? A socialite, especialista em etiqueta e boas maneiras, responde em http://www.paulabobone.net/. A sessão de lançamento do site da autora de best sellers como Socialmente Correcto ou Profissionalmente Correcto, aconteceu ontem no Restaurante do El Corte Inglês de Lisboa e contou com a presença de um bom número de amigos que quiseram aplaudir mais uma iniciativa válida para a sociedade, desta amiga divertida, irreverente e provocadora, que conhecendo as regras, as quebra com imenso savoir faire e savoir vivre. “SÓ SE VÊ BEM COM OS OLHOS DO CORAÇÃO. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS” (St. Exupéry)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Curiosidades

«Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, - reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (…) Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro (…) Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo primeiro que sai dum ventre, - como da roda duma lotaria. A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas; (…) Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)» (Texto extraído do livro "A Pátria" de Guerra Junqueiro, escrito em 1896)

terça-feira, 1 de abril de 2008

João Rôlo e "La Vie en Rose"

Glamour, sofisticação, elegância e beleza, subiram ao palco do Casino Estoril pelas mãos do conceituado costureiro João Rôlo. O talentoso estilista apresentou ontem na passerelle do Salão Preto e Prata do Casino Estoril, uma sofisticada colecção de Alta-Costura para a Primavera/Verão 2008, intitulada “La Vie en Rose” ao som da voz de Wanda Stuart, que actuou ao vivo no decurso do elegante desfile. Muitas foram as modelos que emprestaram a sua elegância e beleza na mostra desta luxuosa colecção cheia de brilho e cor, feita em chiffons, satins e chantungs de seda natural, numa profusão de rosas, amarelos, laranjas, verdes e branco, adornados com cristais swarovski e vidro morano. A exibição das novas fardas do Clube IN do Casino Estoril encerrou este concorrido evento de moda. A plateia repleta de senhoras elegantes da nossa sociedade, assistiu rendida ao talento e criatividade de João Rôlo, saliento nomes como Claudine Cadaval, Rosalina Machado, Maria Ignácia Espirito Santo, Maria do Carmo Castello Branco, Gilda Paredes Alves, Paula Bobone, Margarida Prieto entre muitas outras. Seguiu-se um cocktail com a presença do costureiro e seus modelos envergando os sumptuosos vestidos exibidos em palco.